Notícias
Tesla procura permissão para operar transporte em aeroportos da Califórnia
A Tesla está de olho em um novo mercado estratégico: os grandes aeroportos da Califórnia. Segundo o portal TechCrunch, a montadora entrou em contato com os terminais de San Francisco, San Jose e Oakland para solicitar informações e autorizações que permitam oferecer um serviço de transporte por aplicativo nas áreas aeroportuárias.
A movimentação ocorre posteriormente o lançamento, em julho, de um serviço restringido de transporte privado da empresa no estado. Embora oficialmente classificado uma vez que transporte charter, registros em vídeo mostram que os motoristas utilizam o sistema avançado de assistência à meio Full Self-Driving (FSD) Supervised, que ainda exige atenção estável do condutor.
++ Médico britânico é preso por fraudar amputações para receber seguro milionário
Próximos passos e entraves regulatórios
Até o momento, a Tesla não possui aval da California Public Utilities Commission para operar um serviço de ride-hailing em larga graduação. Caso avance no uso de veículos totalmente autônomos, também dependerá de aprovação do Departamento de Veículos Motorizados (DMV), que já questiona a forma uma vez que a empresa comercializa seus carros no estado, alegando promessas exageradas sobre a autonomia de direção.
Representantes dos aeroportos confirmaram que a Tesla fez contatos preliminares. Em San Francisco e Oakland, não há reuniões formais agendadas; em San Jose, a empresa exclusivamente buscou informações sobre o processo, sem protocolar pedido solene.
Disputa pelos aeroportos
O interesse da Tesla não é por eventualidade: o transporte de e para aeroportos representa uma das maiores fatias de passageiros desse setor. Historicamente, esses espaços têm sido palco de disputas acirradas. Há uma dez, Uber e Lyft enfrentaram poderoso resistência ao tentar ocupar o lugar de táxis e limusines. Agora, o embate se volta para os veículos autônomos.
Outras empresas já avançaram nesse terreno. A Waymo, por exemplo, opera há dois anos no Aeroporto Sky Harbor, em Phoenix, e recentemente obteve permissão também para atuar em San Jose. Na cidade do Arizona, o aeroporto já é o sorte mais procurado pelos usuários do serviço.
Enquanto isso, a Tesla conduz testes com sua frota de robotaxis em Austin, Texas, onde entre 20 e 30 veículos circulam sob supervisão humana. Uma vez que a regulação no estado é menos rígida que na Califórnia, não há dados públicos detalhados sobre acidentes ou falhas.
++ Mulher é acusada de registrar cadela como eleitora nos Estados Unidos
Expansão gradual
O movimento para entrar nos aeroportos californianos indica a estratégia da Tesla de solidificar sua posição no setor de mobilidade urbana autônoma. Ainda que enfrente barreiras regulatórias e a concorrência de players mais avançados, uma vez que a Waymo, a empresa de Elon Musk aposta que os terminais aéreos podem ser a porta de ingressão para escalar seu padrão de transporte inteligente.