Curiosidades
Brasil terá primeiro túnel submerso: leilão da relação Santos–Guarujá acontece nesta sexta
O primeiro túnel submerso do Brasil, que ligará Santos ao Guarujá (SP), será licitado nesta sexta-feira (5), às 16h, na sede da B3, em São Paulo. Duas companhias estrangeiras disputam a licença: a espanhola Acciona Concesiones e a portuguesa Mota-Engil.
A vencedora ficará responsável pela construção, operação e manutenção do túnel por 30 anos. O investimento previsto é de R$ 6,8 bilhões, com entrega programada para 2031. O projeto, considerado a maior obra do novo Programa de Aceleração do Prolongamento (PAC), deve atender diariamente milhares de pessoas que hoje dependem de balsas e barcos para a travessia.
++ Conheça o peixe que possui ccabeça transparente e visão tubular
O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, a 21 metros de profundidade. A estrutura permitirá a circulação de veículos, caminhões, bicicletas, pedestres e transporte público. Para a instalação, seis módulos de concreto serão pré-moldados, testados e depois posicionados no fundo do ducto com auxílio de sistemas eletrônicos e guinchos hidráulicos.
A teoria de uma relação fixa entre Santos e Guarujá remonta a 1927, mas só em 2025 o edital saiu do papel. O proclamação foi feito em conjunto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Com o tempo, porém, o exposição de cooperação deu lugar à disputa pelo protagonismo político, já que a obra é vista uma vez que estratégica para ambos.
++ Rãs fêmeas fingem estar mortas para escapar de acasalamentos forçados, aponta pesquisa
Enquanto Lula ressalta a iniciativa uma vez que secção de seu PAC, Tarcísio, cotado uma vez que verosímil candidato à Presidência em 2026, tem apresentado o túnel uma vez que conquista de sua gestão em São Paulo. Assim, além do impacto na mobilidade da Baixada Santista, o projeto se tornou também um símbolo de embate eleitoral.