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Determinantes e impacto das aspirações e expectativas educacionais – 30/01/2025 – Políticas e Justiça

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A educação, porquê utensílio de transformação social, enfrenta o repto de mourejar com disparidades que impactam o entrada a oportunidades educacionais e perpetuam ciclos de desigualdade social. Já pensou porquê desigualdades anteriores à escola influenciam o desempenho escolar e as aspirações e expectativas educacionais dos estudantes?

Aspiração educacional é a esperança ou anelo de depreender alguma coisa relacionado ao porvir acadêmico, porquê níveis de instrução ou áreas de especialização. Expectativa educacional, embora semelhante, considera os resultados previstos com base em restrições existentes. Enquanto aspirações são idealistas, expectativas são racionais, influenciadas por limitações concretas.

A capacidade de aspirar é a capacidade de explorar possibilidades, formada através da experimentação e interação repetidas ao longo da convívio com as outras pessoas.

Já a janela de aspiração é formada por experiências e relações que moldam visões do que é provável depreender (ou não) no porvir. Assim, desigualdades sociais resultam em diferenças significativas na capacidade de aspirar e na janela de aspiração dos indivíduos, no caso deste estudo, os estudantes do ensino fundamental e médio no Brasil.

Porquê um estudante aspirará a alguma coisa que desconhece? Uma oportunidade, curso ou formação que nunca viu nem conheceu alguém que a tenha conquistado? E porquê terá expectativas de entrar na universidade se mal pode se destinar às aulas, pois precisa trabalhar para ajudar na renda familiar e cuidar de irmãos menores?

A estudo de duas fontes de dados; (i) a Justiça.Info 2023, a primeira exemplar longitudinal de escolas representativas do ensino obrigatório brasílio iniciativa do Lemann Center da Stanford Graduate School of Education (EUA) e (ii) o PISA Brasil 2022, demonstrou que há uma potente associação entre aspirações, expectativas e desempenho escolar, evidenciando um ciclo vicioso de desigualdades que demanda políticas públicas focadas em justiça educacional.

Aspirações e Expectativas educacionais são influenciadas por desigualdades sociais (por exemplo, gênero, raça, requisito socioeconômica, tipo de escola, escolaridade da mãe, entre outros). O desempenho acadêmico, por sua vez, não depende unicamente da capacidade cognitiva, mas também de aspectos porquê o contexto familiar e social, além das próprias aspirações e expectativas dos estudantes que desempenham um papel determinante na sua trajetória educacional.

Portanto, Aspirações e Expectativas Educacionais são fundamentais para o sucesso acadêmico, impactando diretamente o porvir profissional dos jovens, e constituem um componente medial para a realização de seus potenciais.

É imperativo fabricar políticas públicas que fomentem Aspirações e Expectativas Educacionais para combater desigualdades que afetam milhões de estudantes no Brasil. Promover uma instrução equitativa e equalizar resultados educacionais é fundamental para o progresso social e econômico. A instrução é um pilar crucial, e políticas que garantam paridade de oportunidades educacionais para todos são indispensáveis para o progresso do país.

O editor, Michael França, pede para que cada participante do espaço “Políticas e Justiça” da Folha sugira uma música aos leitores. Nesse texto, a escolhida por Mariana Lopes Andrade foi “Aquarela”, de Toquinho.


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