Esporte
Venda do Master ao BRB passou por PP e União Brasil em Brasília
No ano que vem, Ibaneis deve tentar uma vaga no Senado e concordar sua vice-governadora, Celina Leão (PP), uma vez que candidata a governadora do Região Federalista.
Ainda em 2023, a operação política do Banco Master em Brasília contou com um pontapé inicial de Flávia Peres, ex-mulher de José Roberto Arruda (PL) e ex-ministra do governo Jair Bolsonaro, que hoje é casada com Augusto Lima, sócio do Banco Master.
Foi através de Flávia que seu vetusto colega no Palácio do Planalto, o ex-ministro da Moradia Social e hoje senador, Ciro Nogueira, se aproximou do Banco Master e de Daniel Vorcaro, sócio majoritário da instituição financeira. Ciro abriu portas em Brasília para o banqueiro.
Em agosto do ano pretérito, o presidente do PP defendeu os interesses do Master propondo um aumento na cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) de R$ 250 milénio para R$ 1 milhão por conta, tentando inserir a proposta em uma PEC sobre outro tema. A cobertura serve para socorrer investidores caso um banco quebre.
A proposta foi descartada no Senado, mas o Banco Master poderia aumentar ainda mais a captação através de CDBs, seu principal resultado, se houvesse uma proteção maior do FGC.
Sarau e torrinha no Carnaval
Em fevereiro deste ano, um dia posteriormente a eleição de Hugo Motta (Republicanos-PB) uma vez que presidente da Câmara dos Deputados, Vorcaro estava em uma sarau para comemorar a eleição na lar de um empresário em Brasília, com um grupo seleto de políticos.