Notícias

Terremoto de 8,8 na Rússia pode ter atingido base de submarinos nucleares em Kamchatka

Published

on


Imagens de satélite analisadas por especialistas revelam que o terremoto de magnitude 8,8 que sacudiu a costa da Península de Kamchatka, no Extremo Oriente da Rússia, pode ter causado danos à base naval de Rybachiy, uma das mais importantes instalações militares do país. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (4) pelo New York Times, com base em registros obtidos pela empresa Planet Labs.

A base, localizada em um ponto estratégico para a Frota do Pacífico da Marinha russa, abriga submarinos movidos a vigor nuclear e cumpre funções essenciais de manutenção e operação. Segundo a estudo das imagens, um píer flutuante da instalação foi danificado, com segmento de sua estrutura aparentemente deslocada de seu ponto de ancoragem. Não foram identificados, até o momento, danos maiores em outras áreas da base.

++ Calor já matou mais de 60 mil pessoas na Europa em um ano, indica pesquisa

O Ministério da Resguardo da Rússia não comentou o caso até agora, e as informações ainda não puderam ser verificadas de forma independente por agências internacionais, porquê a Reuters.

O tremor, um dos mais fortes registrados na região em décadas, foi tão intenso que gerou alertas de tsunami para locais tão distantes quanto a Polinésia Francesa e o Chile. Pouco depois do sismo, o vulcão Shiveluch — o mais ativo da península — entrou em erupção, aumentando ainda mais o nível de alerta na região.

++ Após cair de penhasco, homem rasteja por 11 horas para se salvar em montanha

A base de Rybachiy é considerada peça-chave da estratégia militar russa no Pacífico e abriga segmento da frota de submarinos com capacidade nuclear do país. O incidente levanta preocupações sobre a vulnerabilidade de instalações militares sensíveis diante de eventos naturais extremos.



Source link

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile