Notícias

Relembre quem foi Berta Loran, atriz e comediante que marcou gerações na TV brasileira

Published

on


A atriz Berta Loran faleceu na noite de domingo, dia 28, no Rio de Janeiro. Aos 97 anos, ela estava internada no Hospital Despensa D’Or, que confirmou o óbito em nota solene. Mas, a instituição destacou que não recebeu autorização para publicar a justificação da morte. Nascida em Varsóvia, capital da Polônia, em 1926, Berta imigrou para o Brasil aos 9 anos. Junto da família, ela fugia da perseguição nazista contra os judeus. Em 1957, naturalizou-se brasileira e assumiu o país uma vez que sua pátria definitiva, onde construiu uma curso artística extensa e marcante.

++ Buraco de minhoca pode ter trazido sinal de fusão de buracos negros

Ainda jovem, Berta começou a se apresentar em clubes da comunidade judaica. Poucos anos depois, em 1955, estreou no cinema no longa Sinfonia Carioca, dirigido por Watson Macedo. Logo em seguida, passou a atuar também na televisão, com sua primeira experiência na extinta TV Tupi, onde participou do programa Espetáculos Tonelux.

Em 1966, a invitação do diretor Boni, ela ingressou na Rede Orbe, estreando no humorístico Bairro Feliz. A partir desse momento, consolidou sua presença na TV brasileira, participando de produções icônicas uma vez que Balança Mas Não Cai, Faça Humor, Não Faça Guerra, Satiricon, Planeta dos Homens e Viva o Gordo.

Nos anos 1990, Berta alcançou ainda mais notoriedade ao integrar o elenco da Escolinha do Professor Raimundo, comandada por Chico Anysio. Nesse programa, deu vida a personagens marcantes uma vez que a portuguesa Manuela D’Além Mar, a judia Sara Rebeca e, mais tarde, Maria, que contracenava com Manuel, interpretado por Agildo Ribeiro.

++ Meta testa reconhecimento facial para bloquear anúncios falsos de celebridades

Sua última participação na televisão ocorreu em 2009, na romance A Dona do Pedaço, de Walcyr Carrasco, onde interpretou Dinorá Macondo, mãe do personagem Juninho, vivido por Marco Nanini.



Source link

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile