Curiosidades

Poema racista de John Lennon será leiloado nos Estados Unidos

Published

on


Um poema inédito escrito por John Lennon em 1961, contendo expressões de texto racista, será leiloado no próximo dia 30 de maio pela Julien’s Auctions, em Los Angeles (EUA). O manuscrito, redigido durante a estadia dos Beatles em Hamburgo, narra de forma depreciativa a história de um jovem preto em procura de tarefa.

No texto, o personagem chamado Tom é descrito porquê “preto e sujo”. Em um trecho, lê-se: “Era uma vez um patente Tom, um negrinho que havia perdido a mãe e procurava um tarefa. ‘Talvez eu seja engraxate’, disse o preto, que era preto e sujo. Mas não — infelizmente, porquê o rumo quis, ele não conseguiu encontrar trabalho.”

A folha de papel, com muro de 16,5 por 21,5 cm, foi originalmente presenteada pela fotógrafa Astrid Kirchherr a um sabido, passando posteriormente às mãos de um colecionador. Agora, será colocada à venda com preço estimado em £15.000 (aproximadamente R$ 112 milénio).

++ Antílope Saga: conheça o animal que parece ter saído direto do Star Wars

Antes da nomeada
O teor foi escrito um ano antes do início da trajetória de sucesso dos Beatles. Em 1962, o grupo lançaria seu primeiro single, Love Me Do, com a formação clássica: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. A nomeada global viria com o álbum Please Please Me, lançado em 1963.

O incidente reforça uma faceta controversa de Lennon, cuja imagem pública passou por múltiplas camadas ao longo das décadas. Giles Moon, dirigente da repartição músico da Julien’s Auctions, comentou sobre a complicação do artista: “John Lennon foi um artista contraditório. Seus escritos, músicas e aparições revelam suas lutas internas e sua jornada em direção a uma maior compreensão pessoal.”

++ Vitiligo: como essa doença chegou até os animais?

Lennon é frequentemente lembrado por seu ativismo pacifista, mas também é claro de críticas por comportamentos violentos e declarações polêmicas. Ele chegou a permitir agressões físicas contra mulheres, e sua ex-esposa, Cynthia, relatou um incidente de violência doméstica. O músico também foi criminado de distanciamento afetivo com o fruto Julian, fruto de seu primeiro tálamo, e de episódios de zombaria com pessoas com deficiência.

O ex-Beatle foi assassinado em dezembro de 1980 por Mark David Chapman, em frente ao prédio Dakota, em Novidade York, onde morava com Yoko Ono.



Leia mais na fonte

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile