Esporte
Palmeiras e Corinthians levam no Paulista a grana de vice da Despensa do Brasil
O Alviverde chega na decisão do Paulista com R$ 62,3 milhões, totalizando os R$ 44 milhões de quota fixa de participação e outros R$ 18,3 milhões em bilheteria bruta. Desse totalidade, R$ 54,7 milhões foram para os cofres, considerando os descontos sofridos no borderô.
O Corinthians, por sua vez, vai ainda mais longe: R$ 66,7 milhões de arrecadação, com os mesmos R$ 44 milhões de quota pela participação e mais R$ 22,7 milhões com bilheteria bruta. Posteriormente os descontos, o líquido fica parecido com o Verdão, com R$ 55,2 milhões.
Esses valores devem subir pelo menos mais R$ 2 milhões com a bilheteria das duas partidas das finais. Outrossim, o vencedor vai faturar mais R$ 5 milhões, enquanto o vice vai lucrar R$ 1,6 milhão. Ou seja, quem levantar a taça estará com mais de R$ 60 milhões líquidos.
Para recolher tanto, os clubes cobram ingressos que ficam longe de serem acessíveis. Um estudo de Marcelo Paciello, perito em marketing esportivo, mostra que o ticket médio do Palmeiras foi de R$ 82,43 na tempo de grupos, com o valor subindo para R$ 135,43 na semifinal. Já o Corinthians cobrou em média R$ 62,67 para a ingresso no seu estádio, com o valor da semi subindo para R$ 73,09.
Para se ter uma teoria, a final contará com ingressos de R$ 1,5 milénio. Esse é o valor para a ingresso no Fielzone, da Neo Química Estádio, e no Fanzone, do Allianz Parque, que oferecem uma vista privilegiada para o campo, com open bar e open food, música ao vivo e até um estúdio de tatuagem. Ambos os camarotes são administrados pela Soccer Hospitality, sucursal especializada na gestão de camarotes, que também tem camarotes no Morumbis e Vila Belmiro.