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Oscar com jeitinho de Despensa – 03/03/2025 – Sandro Macedo

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Domingo, 2 de março de 2025. Foi um dia histórico. No meio do Carnaval, o Brasil finalmente ganhou o Oscar de melhor filme internacional com “Ainda Estou Cá”, do botafoguense Walter Salles, desencadeando uma comoção quase no estilo de Copa do Mundo. Quase.

Não chegaram a pintar as ruas, mas deu tempo de levarem máscaras de Fernanda Torres para os blocos e fazerem bonecão da atriz em Olinda.

Na mesma noite, teve também a primeira estatueta para a Letônia, com a animação “Flow”. Paul Tazewell se tornou o primeiro varão preto a vencer um Oscar de figurino. E Pedro Raul marcou um gol em sua estreia pelo Ceará, depois unicamente dez minutos em campo, contra o Maracanã. Se você não pode marcar um gol no Maracanã, que seja contra o Maracanã, jovem time de Maracanaú. O feito de Pedro Raul, que já igualou sua campanha do Paulistinha, passará despercebido pela maioria diante do quadro universal —não por esta pilar.

Em um ano em que os cinemas não deram pelota para a transmissão do Super Bowl, o Oscar ganhou exibição em algumas salas. E oriente humilde escrivão esteve presente no Cinesystem Frei Caneca para escoltar a cerimônia e a torcida dos populares.

Para chegar ao cinema, tive que descer do carruagem e passar um conjunto a pé. Foi a chance de escadeirar o olho na TV dos bares e checar quem estaria ganhando a guerra das transmissões, o Oscar (já começando) ou o Santos de Neymar, que enfrentava o Bragantino. Nem um nem outro. As TVs estavam com o Carnaval.

Já vi jogo de futebol em sala de cinema: um horroroso Brasil 0 x 0 Portugal, na Despensa de 2010, no qual os espectadores mal gritaram. Exclusivamente alguns “ui” e arrepios quando o ginasta Felipe Melo cravou nota 9,5 em um carpado esticado quase na rostro do zagueiro Pepe. Foi um jogo tão sem perdão quanto “Um Completo Incógnito”. Se fosse em sala VIP, renderia sonecas.

Desta vez, não. Os jovens espectadores levaram vuvuzela (outra maldição de 2010) e vibravam porquê se estivessem no estádio. A noite tinha um vilão definido. A cada menção a “Emilia Perez”, vaias e xingamentos na sala. Nem a coitada, e talentosa, coadjuvante Zoe Saldaña foi poupada —aliás, qualquer dia alguém vai me explicar por que Saldaña era a coadjuvante, e não a atriz principal.

Recebi óculos de plástico com armação em verdejante e amarelo e pulseirinha da mesma cor. Falei para a moça animada que me presenteou que estava tenso. Achava difícil escadeirar “Emilia” entre os estrangeiros.

Ela tentou me motivar. “Vai dar evidente, vamos torcer.” Fernanda, logo… Apesar do meu paixão, no bolão fui de Demi Moore (não disse isso para a moça da pulseira).

Quando chegou o momento, a tensão era de decisão por pênaltis. E quando Penélope Cruz apitou gol, o estádio, quer expor, o cinema pulou e gritou porquê em vitória de Despensa. Pessoas se abraçavam e choravam —menos o moço detrás de mim, que continuava soprando a maldita vuvuzela.

Me senti o torcedor do pequeno Leicester vencendo a Premier League de 2016 diante dos poderosos Arsenal (uhu), Manchesters e Chelsea.

Mas não tinha feito. Pouco depois veio o Oscar de melhor atriz. Na hora, a vitória em filme internacional me fez pensar no bolão. Mas Fernanda estava tão fantástico… Chegou a juíza Emma Stone. Demi ou Fernanda?… E deu Mikey Madison, por “Anora”, o que me fez rir eminente, e sozinho. Parecia um gol com evidente impedimento. As pessoas não souberam reagir.

No termo, todos saíram felizes com os três pontos. Agora só temos um Oscar a menos que a Argentina, e duas Copas a mais. Papa não entra na conta.


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