Curiosidades
O círculo de Yuxi: onde vive mais da metade da humanidade
Você já ouviu falar do Círculo de Yuxi? Esse concepção geográfico labareda atenção ao mostrar porquê a população mundial está concentrada em uma espaço surpreendentemente pequena do planeta. Com meio na cidade de Yuxi, na China, o círculo cobre um relâmpago de 4.000 quilômetros e abrange partes de mais de 20 países asiáticos.
++ Saiba em quanto o carvão mineral é responsável pela geração de energia no Brasil
Dentro desse espaço, estão nações porquê China, Índia, Indonésia, Bangladesh e Japão. Apesar de simbolizar menos de 10% da superfície terrestre, essa região abriga mais de 50% da população global. Isso acontece porque ela engloba países com densidade populacional altíssima, porquê China e Índia, ambas com mais de um bilhão de habitantes.
Ou por outra, outros países da região, mesmo com territórios menores, também somam dezenas ou centenas de milhões de pessoas. Por isso, o Círculo de Yuxi se tornou uma referência para mostrar porquê a distribuição populacional mundial é desigual. Enquanto algumas regiões são altamente povoadas, outras permanecem quase vazias.
++ Garotinha ensina cachorro a fazer bolhas na água e vídeo fofo viraliza na web
Portanto, o Círculo de Yuxi não é somente um oferecido curioso. Ele nos ajuda a entender melhor os desafios globais relacionados ao desenvolvimento populacional, urbanização e uso dos recursos. Uma pequena secção da Terreno concentra grande secção da humanidade — e isso muda tudo.