Notícias
Mosquitos: saiba qual o projeto desenvolvido pelo Google para combatê-los no Brasil
O Google anunciou uma novidade lanço do método Wolbachia para tentar combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya.
++ Vídeo curioso mostra a diferença entre cachorro e gato ao atravessar mata-burro
Desta vez, os testes serão realizados em Belo Horizonte, Minas Gerais. Nos próximos meses, a capital de Minas Gerais vai receber uma tecnologia desenvolvida pela Debug, um projeto do Google em parceria com o World Mosquito Program (WMP) Brasil e a Wolbito do Brasil.
As duas organizações, inclusive, já são responsáveis pela operacionalização do método Wolbachia no país, levado pela Fiocruz, com financiamento do Ministério da Saúde.
“O Brasil tem um histórico de inovação e liderança em saúde pública. Essa nossa primeira iniciativa do projeto Debug no país é um reconhecimento dessa expertise e da valor de unir o que há de mais avançado em tecnologia com o conhecimento sítio. Estamos testando um protótipo que pode ser replicado em diversas partes do mundo”, declarou Linus Upson, presidente da Debug.
O projeto-piloto vai realizar o teste com o uso de vans adaptadas com tecnologias criadas para a liberação de mosquitos, substituindo métodos manuais de soltura. Além disto, haverá, também, o monitoramento via sistema de GPS, permitindo a cobertura de áreas mais extensas em menor espaço de tempo e abrindo caminhos para novas estratégias de combate às doenças transmitidas por mosquitos.
++ Medicamentos para TDAH podem trazer benefícios sociais, diz estudo
Além de Belo Horizonte (MG), o método Wolbachia está sendo implementado pelo WMP em Presidente Prudente (SP), Uberlândia (MG) e Natal (RN). Pelo WMP, já foi levado em outras seis cidades: segmento da cidade do Rio de Janeiro (RJ), Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR), Campo Grande (MS), Joinville (SC) e Petrolina (PE).