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Lapso na notícia causou acidente mais irremissível da história da aviação

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As duas aeronaves envolvidas eram as do voo KLM 4805, que havia partido de Amsterdã (Holanda), e Pan Am 1736, que decolara de Los Angeles (EUA) com graduação em Novidade York (EUA). Ambas tinham porquê fado o aeroporto onde houve a explosão.

Esses e outros aviões precisaram se apinhar nas pistas de manobra de Tenerife aguardando até o momento para decolarem rumo à outra ilhota. Foi nesse momento, com a liberação para os voos sendo retomada aos poucos, que os problemas tiveram início.

O acidente

Com a pista de manobra bloqueada devido à fileira de aviões que se formou no sítio, o avião da KLM foi autorizado a entrar na pista de decolagem e a percorrer até o final para fazer uma manobra e partir em sentido oposto. Essa operação é popularmente chamada de cavalo de pau, onde o avião gira 180 graus na cabeceira antes de decolar.

Logo detrás dele, estava o avião da Pan Am, que iria trespassar da pista principal no entrada de número três para a pista de manobra, deixando o espaço livre para o avião da KLM. Entretanto, ele errou a saída, e se dirigiu ao entrada de número quatro.

Quando o avião da KLM terminou de se posicionar na pista, aplicou potência nos motores, iniciando a decolagem. Naquele momento, havia uma neblina muito poderoso no sítio, e o avião da Pan Am ainda não tinha liberado o sítio.



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