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Fernanda Torres no Oscar: O blackface e a guerra sangrenta – 29/01/2025 – Thiago Stivaletti

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Em menos de uma semana, Fernanda Torres viveu o firmamento e o inferno do Oscar. Tornou-se a segunda atriz brasileira a ser indicada em sua categoria, mas poucos dias depois começou a ser apedrejada. O motivo: alguém (sempre anônimo na internet) resgatou um esquete de comédia do Fantástico em 2008 em que ela fazia blackface.

É difícil dialogar com a histerismo das redes. A sentimento é a de que o roupa em si basta: Fernanda fez blackface, e isso é altamente condenável. Não importa se foi ontem ou há 17 anos. E improbar Fernanda significa o quê? Ela não merece mais o Oscar por uma breve cena que fez há tanto tempo? É estranho, mas há menos de duas décadas ainda não tínhamos um grande debate sobre racismo e representação racial na nossa cultura –cá, nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar.

Da pena, vamos à paranoia. Segundo uma das threads (correntes de posts sobre o mesmo matéria), o vídeo escandaloso de Fernanda teria sido postado por uma fã de Selena Gomez. Ela estaria decepcionada com a não indicação da diva pop e os ataques crescentes ao seu filme, “Emilia Perez“, recordista com 13 indicações. As críticas ao filme vão da má representação do México uma vez que quintal do tráfico ao mau retrato de uma personagem trans uma vez que dúbia, impudico e violenta.

FOGO CRUZADO

Aí vem o tropa brasiliano de “Ainda Estou Aqui” e, uma vez que contra-ataque, lembra que Zoe Saldaña, indicada a coadjuvante por “Emilia”, também fez blackface em “Nina” para viver a diva do jazz Nina Simone –isso em 2016, oito anos depois da brasileira. E criticam Fernanda por ter “derribado na cilada” de proteger sua rival no Oscar, Karla Sofía Gascón, pedindo a seus fãs que não a ataquem nas redes.

E eis que, de repente, um prêmio que foi criado para promover filmes e deixar muita gente feliz com suas indicações se torna uma guerra sangrenta entre fãs de diferentes nacionalidades partindo pro pau nas redes. A polarização tomou mesmo conta de tudo.

Fernanda correu para se desculpar publicamente pelo blackface ressurgido do pretérito no site Deadline, um dos mais lidos em Hollywood. Mas a verdade é que episódios uma vez que esse se criam em cima de uma grande falácia: a de que atores e atrizes têm totalidade liberdade de escolha em seus trabalhos e projetos durante toda a curso. Em outras palavras, só fazem o que querem.

Esse mito é manteúdo pela primeira pergunta mais geral das entrevistas: “O que te levou a escolher esse filme ou personagem?”. Às vezes, a resposta é simplesmente “porque preciso trabalhar” ou “porque estou sob contrato da Globo“, uma vez que nós, os reles mortais.

E ainda tem as acusações a “Emilia Perez” e outro indicado, “O Brutalista”, pelo uso de inteligência artificial nas vozes –o primeiro por mudar a voz da protagonista trans, o segundo para aprimorar o sotaque húngaro de atores americanos. A “Conclave“, a criminação é de ofender seriamente os princípios da Igreja Católica.

Se depender da internet, não sobra pedra sobre pedra até o dia 2 de março, quando os Oscars serão entregues. Todo mundo é pecante, e ninguém merece levar o prêmio pra lar.

Thiago Stivaletti é jornalista e crítico de cinema, TV e streaming. Foi repórter na Folha de S.Paulo e colunista do UOL. Porquê roteirista, escreveu para o Vídeo Show (Mundo) e o TVZ (Multishow).



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