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Escolas estaduais de São Paulo iniciam uso de Perceptibilidade Sintético para correção de lições de lar

A rede estadual de ensino de São Paulo começa a testar o uso de Perceptibilidade Sintético (IA) na correção de tarefas escolares. A novidade integra o projeto TarefaSP, lançado pela Secretaria da Instrução do Estado (Seduc) em 2023, e será aplicada inicialmente a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio.
Nesta tempo experimental, a IA será responsável por emendar 5% dos exercícios disponíveis na plataforma do dedo da Seduc. A proposta inclui tanto questões objetivas quanto dissertativas, com o objetivo de determinar a eficiência do sistema no espeque ao trabalho docente.
As correções automatizadas serão feitas diretamente na instrumento TarefaSP. Mal o aluno responde a uma questão, a Perceptibilidade Sintético compara a resposta com os gabaritos elaborados por especialistas da secretaria e classifica uma vez que correta, parcialmente correta ou incorreta. Cada correção virá acompanhada de um breve observação explicativo, e os estudantes terão a possibilidade de determinar a qualidade do retorno fornecido pelo sistema. Os exercícios corrigidos pela IA, por enquanto, não terão valor de nota.
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Segundo o secretário estadual da Instrução, Renato Feder, a adoção da tecnologia pretende reduzir a trouxa de trabalho dos professores e dar mais espaço para práticas pedagógicas estratégicas. “A Perceptibilidade Sintético melhora o engajamento dos estudantes, aumenta o esforço deles e prioriza o tempo dos professores na secção mais importante, que é ensinar”, afirmou.
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Mesmo com a correção automática, os docentes continuam tendo chegada às respostas dos alunos e poderão complementar os comentários da IA, mormente nas atividades dissertativas. A expectativa é que, com esse espeque, seja verosímil ampliar a produção textual dos estudantes e fortalecer competências essenciais para vestibulares e avaliações internacionais, uma vez que o PISA.
A implementação completa da IA na plataforma TarefaSP dependerá dos resultados dessa primeira tempo e da avaliação de professores e estudantes quanto à funcionalidade e precisão do sistema.