Esporte
‘Erigir pontes’; leia a homilia completa do funeral do papa
A sintoma popular de afeto e adesão, a que todos assistimos, depois a sua passagem desta terreno para a perpetuidade, mostram-nos quanto o intenso pontificado do Papa Francisco tocou mentes e corações.
A sua última imagem, que permanecerá em nossos olhos e em nossos corações, é a do último domingo, Solenidade de Páscoa, quando Papa Francisco, apesar dos sérios problemas de saúde, quis conceder a bênção do balcão da Basílica de São Pedro e depois quis descer nesta rossio para saudar, do papamóvel lhano, toda a grande povaléu reunida cá para a Missa de Páscoa.
Com a nossa reza, queremos agora entregar a espírito do nosso querido Pontífice a Deus, para que Ele lhe conceda a felicidade eterna no horizonte luminoso e glorioso do seu imenso paixão.
Somos iluminados e guiados pela página do Evangelho, na qual ressoou a voz do próprio Cristo quando interpelou o primeiro dos Apóstolos, Pedro: «Pedro, tu amas-me mais do que estes?» (cf. Jo 21, 15). E a resposta de Pedro foi pronta e sincera: «Senhor, Tu sabes tudo, Tu muito sabes que Te senhoril!». E Jesus confiou-lhe a grande missão: «Apascenta as minhas ovelhas» (cf. 17). Esta será incessantemente a tarefa de Pedro e dos seus Sucessores, um serviço de paixão na senda do Rabi e Senhor Nosso Jesus Cristo.
Apesar da sua fragilidade nesta reta final e do seu sofrimento, o Papa Francisco escolheu percorrer levante caminho de entrega até ao último dia da sua vida terrena. Seguiu as pegadas do seu Senhor, o bom Pastor, que amou as suas ovelhas até dar a própria vida por elas. E fê-lo com força e serenidade, junto do seu rebanho, a Igreja de Deus.
Quando, a 13 de março de 2013, o Cardeal Bergoglio foi eleito pelo Conclave para suceder ao Papa Bento 16, trazia consigo os anos de vida religiosa na Companhia de Jesus e, sobretudo, vinha enriquecido pela experiência de 21 anos de ministério pastoral na Arquidiocese de Buenos Aires, primeiro uma vez que Prelado facilitar, depois uma vez que Coadjutor e em seguida uma vez que Pároco.