Curiosidades

Cientistas descobrem coral “Chewbacca” nas profundezas do Pacífico

Published

on


Pesquisadores identificaram uma novidade espécie de coral pelágico nas águas do Havaí e próximo à Fossa das Marianas. Batizado de Iridogorgia chewbacca, o organização recebeu o nome em homenagem ao icônico personagem da saga Star Wars, por razão de sua semblante peculiar: galhos longos e maleáveis que evocam a silhueta peluda de Chewbacca, copiloto da Millennium Falcon.

O invento foi descrito em item publicado no dia 4 de setembro na revista científica Zootaxa. O professor emérito da Universidade do Havaí em Mānoa, Les Watling, responsável pela invenção, disse que a inspiração para o nome surgiu imediatamente durante uma expedição em Molokaʻi, em 2006.

“Ver leste coral pela primeira vez foi rememorável. Seus galhos longos e flexíveis e seu formato imediatamente me lembraram de Chewbacca. Mesmo depois de anos de trabalho em águas profundas, descobertas porquê esta ainda me fazem parar e prestar atenção”, declarou o pesquisador.

++ Cristianismo avança na China e pode superar EUA até 2030, apontam pesquisas

Um coral solitário

Dissemelhante dos corais de recife, que se organizam em colônias densas, o Iridogorgia chewbacca parece ter um modo de vida mais só. Até agora, exclusivamente dois exemplares foram identificados: um de 1,2 metro encontrado no Havaí e outro menor, de 50 centímetros, registrado em 2016 próximo à Fossa das Marianas. Ambos estavam sozinhos sobre o leito rochoso.

++ Fotógrafa passa 17 anos documentando crescimento do filho; o resultado é surpreendente

Apesar da semblante um, porquê todo coral, o “Chewbacca” é formado por milhares de pequenos pólipos que trabalham em conjunto para sustentar a estrutura ramificada.

Além do novo “homenageado de Star Wars”, a mesma expedição também registrou outra espécie inédita, o Iridogorgia curva, elevando para dez o número de espécies conhecidas desse gênero no Pacífico Ocidental.



Leia mais na fonte

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile