Curiosidades
Caracol “canhoto” da Novidade Zelândia procura parceira

Na natureza, encontrar um par costuma ser questão de sobrevivência. Mas para Ned, um modesto caracol de jardim que vive em Wairarapa, na Novidade Zelândia, a procura por paixão virou uma missão quase impossível.
Revelado pela ilustradora Giselle Clarkson, Ned tem uma propriedade rara: sua valva espirala para o lado esquerdo, ao contrário da maioria esmagadora dos caracóis, cuja valva gira para a direita. Esse pormenor, que poderia ser somente estético, afeta também sua anatomia reprodutiva — tornando-o harmonizável somente com outros caracóis “canhotos”.
Caracóis são hermafroditas, com órgãos sexuais posicionados nas laterais da cabeça. Para que o acasalamento aconteça, a posição da valva precisa coincidir. O problema é que somente 1 a cada 40 milénio indivíduos apresenta a requisito de Ned, o que torna sua procura por um parceiro uma tarefa dificílima.
++ Albânia cria ministra virtual por IA para fiscalizar contratos públicos
Uma campanha mundial
Comovida pela história, Giselle Clarkson e colegas ligados à revista New Zealand Geographic criaram uma campanha para encontrar o “par perfeito” de Ned. O movimento rapidamente ultrapassou fronteiras, aparecendo em veículos porquê The Guardian, Der Spiegel, Washington Post, BBC, NBC e CNN.
A mobilização incentiva os moradores da Novidade Zelândia a vasculharem jardins em procura de outros caracóis com a valva voltada para a esquerda. O objetivo é simples: evitar que Ned viva sozinho e sem descendentes.
O sobrenome, aliás, é uma homenagem ao personagem Ned Flanders, de Os Simpsons, também famoso por ser canhoto.
++ OVNIs podem ser reconhecidos oficialmente até 2028, prevê ufólogo
Não é caso inédito
Em 2016, em Londres, um caracol chamado Jeremy enfrentou o mesmo dilema. A campanha realizada à estação encontrou dois potenciais parceiros — Tomeu e Lefty — que, inicialmente, se acasalaram entre si, deixando Jeremy de lado. Só depois ele conseguiu se reproduzir, tornando-se “pai/mãe” de 56 filhotes com Tomeu.
A história, que terminou de forma melancólica com a morte de Jeremy logo em seguida gerar sucessão, virou símbolo da luta dos caracóis “canhotos” por sobrevivência.
Agora, resta torcer para que Ned tenha um final menos trágico e encontre seu tão aguardado par.