Notícias

Canadenses mobilizam campanha para retirada da cidadania de Elon Musk

Published

on


 

Uma petição popular no Canadá tem chamado atenção ao reunir mais de 150 milénio assinaturas em obséquio da revogação da cidadania canadense de Elon Musk. O movimento, iniciado por Qualia Reed, da província de Colúmbia Britânica, argumenta que o empresário estaria envolvido em ações que contrariam os interesses do país, principalmente devido à sua proximidade com Donald Trump.

O documento foi apresentado na Câmara dos Comuns do Canadá e conta com o base do parlamentar Charlie Angus, membro do Novo Partido Democrata e crítico proferido de Musk. A petição acusa o bilionário de atuar porquê mentor do ex-presidente dos Estados Unidos, cuja relação com o Canadá tem sido claro de controvérsias devido a declarações sobre tarifas comerciais e até sugestões de anexação do país ao território norte-americano.

++ Proposta polêmica no Iraque: casamento aos 9 anos pode se tornar lei

Nascido na África do Sul, Musk obteve a cidadania canadense por meio de sua mãe, Maye Musk, originário de Saskatchewan. Atualmente, ele é uma das figuras mais influentes do setor tecnológico, liderando empresas porquê Tesla, SpaceX e a plataforma X, velho Twitter.

Os organizadores da petição defendem que o primeiro-ministro Justin Trudeau tome medidas para anular a cidadania do empresário e revogar seu passaporte canadense. O prazo para assinaturas se estende até 20 de junho, e o número de apoiadores continua crescendo.

++ Pix por aproximação começa a funcionar nesta semana

Apesar da notoriedade global, Musk enfrenta desafios quanto à sua imagem pública. Uma pesquisa da Economist/YouGov indicou que sua popularidade e a de sua proposta de “departamento de eficiência governamental” (Doge) são menores do que se imagina.

Durante um evento conservador em Maryland, na última sexta-feira, Musk minimizou sua relação com Trump e fez uma aparição polêmica ao segurar uma motosserra gigante. No domingo, publicou no X uma mensagem defendendo o Doge e criticando aqueles que se opõem à iniciativa.



Source link

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile