Notícias

Brasil alcança marca histórica em seguida queda no número de nascimentos

Published

on


Pelo quinto ano continuado, o Brasil registrou queda no número de nascimentos. De conciliação com o Instituto Brasílio de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, o país registrou 2,52 milhões de nascimentos no ano, sendo uma queda de 0,7% em relação a 2022.

++ Marte pode conter água líquida no subsolo, diz cientistas

De 1974 para 2023, esse foi o quarto ano com o menor número de nascimentos, detrás somente de 1974, 75 e 76. No balanço que a queda se mantém nos últimos anos, a tendência é que o recorde tenda a ser quebrado em um horizonte muito próximo.

A pesquisa aponta subtracção no número de registros de nascimentos em todas as grandes regiões, com exceção da Núcleo-Oeste, com aumento de 1,1%. Dentre os estados, 18 apresentaram queda, com destaque para Rondônia (-3,7%), seguido pelo Amapá (-2,7%), Rio de Janeiro (-2,2%), Bahia (-1,8%) e São Paulo (-1,7%).

Em 2023, todavia, ocorreram no país 1,43 milhão de óbitos, registrados até o primeiro trimestre de 2024, uma redução de 5% em confrontação ao ano anterior.

++ Vida extraterrestre pode estar a 65 anos-luz da Terra, diz estudo

“Podemos olhar para as informações do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde (SIM/MS), e ver que grande secção da queda no número de óbitos está relacionada ao término da pandemia. É uma queda muito importante, pois estamos retornando aos patamares pré-pandemia”, disse Klívia Brayner, gerente das Estatísticas do Registro Social do IBGE.



Source link

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Sair da versão mobile