O brasiliano Boram Um, que foi vencedor mundial de barista, abriu em março uma cafeteria em Osaka, no Japão.
A Ult tem um minúsculo salão e design minimalista, seguindo tendência do mercado no país asiático, e serve grãos cultivados não somente no Brasil, mas em várias regiões do mundo.
O foco são os cafés premiados ou de fazendas conceituadas. Passam pelo cardápio, por exemplo, grãos da valorizada variedade geisha cultivados no Panamá, terroir mais superior para esse tipo de café.
Além dos coados, feitos com o grão escolhido pelo cliente, há espresso, cappuccino e suas variações.
O espaço tem ainda uma torrefação e uma sala para cursos e treinamentos.
- Vai viajar para o Japão? Portanto veja na galeria de imagens inferior recomendações de boas cafeteria em Tóquio, Kyoto, Osaka e mais outras cidades do país:
Em 2023, Boram venceu o Campeonato Mundial de Barista, a mais importante competição da dimensão, feito que o Brasil nunca havia apanhado –o torneio existe desde 2000.
Encontrar o brasiliano na Ult, no entanto, é um duelo. Desde que conquistou o título, ele vive viajando para simbolizar o Brasil ou suas marcas parceiras em feiras e eventos ao volta do mundo.
No Brasil, a família de Boram é dona da Um Coffee Co., cafeteria situada no Bom Retiro, região médio de São Paulo.
Terceira cidade mais populosa do Japão, Osaka vive um boom de cafeterias com foco em grãos de subida qualidade sensorial –filão que outrora era restrito a Tóquio.
Acompanhe o Moca na Prensa também pelo Instagram