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Bodytech diz que TotalPass é uma vez que iFood tendo restaurantes – 24/02/2025 – Tela S.A.

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Um dos donos da rede de academias vip Bodytech, Luiz Urquiza acha que o Cade, o órgão de resguardo da concorrência, fez muito em arbitrar a recontro entre Wellhub (ex-Gympass) e TotalPass, mas diz que não fechará negócio com um agregador que, ele próprio, seja possuidor de academias –caso da TotalPass, do empresário Edgar Corona, que controla a SmartFit.

Depois a publicação, o grupo SmartFit, via assessoria, disse que essa enunciação causou estranheza. “A referida rede de academias [Bodytech] também rejeita contratos com agregadores que não possuem academias e prefere um contrato de exclusividade com um único player do mercado”, disse em nota.

O grupo afirma que Wellhub concentra mercado, com mais de 70% de participação e que foi denunciado ao Cade por academias que se sentiram oprimidas, com recomendação de emprego de multa de R$ 3 milhões. “O TotalPass, agregador do Grupo Smart Fit, não exige exclusividade de nenhum parceiro e vem se consolidando uma vez que uma opção de mercado para academias que defendem um mercado ingénuo à competição e não querem permanecer nas mãos de somente um agregador.”

Por que não?

Não faz sentido ter um agregador que compete com sua rede [de academias]. Seria uma vez que se o iFood fosse possuidor de restaurante e pedisse para você, também possuidor de restaurante, entrar. Quem garante que a rede do iFood não ia ter mais destaque no aplicativo? Logo, a gente não vai ter contrato com a TotalPass ou qualquer outro agregador possuidor de ateneu porque temos muito simples que é um conflito de interesse.

Qual o risco do padrão dos agregadores que não operam com exclusividade, caso da TotalPass?

Eles passam a ter chegada às informações daquela ateneu especificamente, do público que frequenta, tíquete médio da região e, de repente, abre um ateneu do grupo na região [com condições mais vantajosas].

O Cade errou na decisão de travar o mercado de exclusividade para a Wellhub em 20%?

Não. Nós, por exemplo, renovamos nosso contrato de exclusividade porque, para nós, é o que faz sentido. Ele [Wellhub] está onde temos nossa rede de academias e tem mais aderência com o público que a gente atende.

No entanto, não podia não travar a superfície da Wellhub, possibilitando a ingressão de outros concorrentes. Essa medida do Cade foi acertada. O mercado é gigante e muito pulverizado. Com essa decisão, o Cade garantiu a concorrência. E cada empresa [academia] é soberana para deliberar a qual padrão quer aderir. Ao final, quanto mais opção, melhor para o consumidor.

Por que os agregadores são tão importantes para as academias?

Porque eles trouxeram as empresas para dentro das academias. Eles garantem esse público corporativo, que também é diverso porque vai desde a chefia até o primeiro nível de funcionários. Uma ateneu sozinha não consegue ter essa penetração numa grande empresa, por exemplo. Isso traz aluno e gera receita.

Isso pode ser um risco para as academias?

As academias precisam cuidar para não ter 80% de seu faturamento dependente do fluxo criado pelos agregadores.

Com Stéfanie Rigamonti


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