Conecte-se conosco

Curiosidades

Você sabia? Em 1883, um navio de Dom Pedro II naufragou no rio Tietê

Published

on


Você sabia que um navio de Dom Pedro II naufragou no rio Tietê? Em 1883, a embarcação militar Tamandathay afundou próximo à cidade de Itapura, na lema de São Paulo com Mato Grosso do Sul. Comprado pelo imperador durante a Guerra do Paraguai, em 1860, o navio navegava pelo rio quando uma pedra abriu um rombo em seu casco. Apesar da tragédia, ninguém morreu no acidente.

++ Zelândia: o continente submerso revelado após séculos de mistério

O quotidiano de bordo do Tamandathay registrou os momentos finais do navio. No dia 20 de abril de 1883, por volta das seis da manhã, a embarcação partiu de Itapura. O rio estava referto e a correnteza poderoso impediu qualquer tentativa de salvamento. Um cabo foi lançado para retrair o navio até um baixio, mas se rompeu. A chuva invadiu o casco, apagou o incêndio da caldeira e o navio desapareceu nas profundezas do Tietê.

Atualmente, os destroços do Tamandathay estão a respeito de 20 metros de profundidade. Mergulhadores podem explorar as ruínas e ver de perto os sobras dessa embarcação histórica. O sítio se transformou em um habitat para diversas espécies aquáticas. Peixes, crustáceos e microrganismos se instalaram ali, formando um ecossistema curioso e inesperado.

++ Navio brasileiro torpedeado na Segunda Guerra é encontrado no litoral do Rio

O rio Tietê, com seus 1.150 km de extensão, tem um papel fundamental na história do Brasil. Suas águas já foram essenciais para indígenas, bandeirantes e cafeicultores. Embora poluído na capital paulista, o rio volta a ser limpo em seu curso superior. Próximo a Itapura, a natureza recupera o espaço e abraça os destroços do Tamandathay, mantendo viva a memória desse naufrágio pouco espargido.



Leia mais na fonte

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Icon