Conecte-se conosco

Curiosidades

Você foi marcado: o sigilo químico das abelhas contra seus inimigos

Published

on


Se você já foi picado por uma zangão ou vespa, pode ter descoberto que o ataque foi sem motivo. No entanto, esses insetos só atacam quando se sentem ameaçados. Eles vivem em sociedades organizadas e, por isso, reagem em grupo. Isso acontece porque, ao picarem, liberam substâncias químicas que alertam os outros membros da colônia.

++ Sofá largado à beira de estrada vira sensação em vila inglesa

Embora existam tapume de 20 milénio espécies de vespas, a maioria é solitária e não representa transe. As mais conhecidas são as sociais, que vivem em colônias complexas. Unicamente as fêmeas conseguem pungir, pois o ferrão é uma modificação do órgão de postura de ovos. Os machos, por não possuírem esse órgão, não têm ferrão.

Outrossim, dissemelhante das abelhas, que perdem o ferrão ao pungir, as vespas conseguem brigar várias vezes. Tanto vespas quanto abelhas sociais usam feromônios para se conversar. Esses feromônios são substâncias químicas capazes de gerar reações coletivas. No caso de um ataque, eles servem uma vez que sinal de alerta.

++ Saiba em quanto o carvão mineral é responsável pela geração de energia no Brasil

Portanto, ao se aproximar de um ninho, o risco é maior. Quando uma vespa detecta ameaço e ataca, ela libera um constituído que convoca outras para ajudar na resguardo. Essa reação em prisão, explicada pela série Reactions da American Chemical Society, mostra uma vez que a química está por trás do comportamento coletivo desses insetos.



Leia mais na fonte

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Icon