Notícias
Trump pressiona time da NFL a retomar nome racista sob ameaço de barrar estádio

O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a cobrar que o time Washington Commanders, da NFL, recupere seu idoso nome, Washington Redskins. A nomenclatura foi abandonada em 2020, depois longas críticas por simbolizar uma ofensa às comunidades indígenas.
++ Bebê de 1 ano mata cobra à mordida após réptil se enrolar em suas mãos
Trump usou sua rede Truth Social para lançar um ultimato: disse que poderá dificultar a construção de um novo estádio para a equipe caso o nome anterior não seja restaurado. Para ele, o atual nome é “ridículo” e a franquia precisa voltar à sua “identidade original”.
A decisão de retirar o nome Redskins em 2020 ocorreu em meio a protestos intensos. Diversas organizações indígenas, porquê o Congresso Pátrio dos Índios Americanos, a American Indian Affairs Association e a Cultural Survival, pediram a mudança, alegando que o termo perpetuava estereótipos racistas e era ofensivo.
++ Superação: britânico conquista habilitação após 25 anos e 33 tentativas
Apesar das críticas, segmento da torcida segue apoiando o uso do nome idoso, alegando motivos de tradição e vínculo histórico. Com isso, a novidade investida de Trump reacende uma discussão que parecia superada, misturando cultura, política e interesses comerciais.