Conecte-se conosco

Esporte

Trump faz ofensiva para redesenhar América Latina e barrar poder da China

Published

on



“Durante minha visitante, também testemunhei os projetos inacabados e as promessas vazias do Partido Comunista Chinês”, disse. “A China quer se apoderar das matérias-primas e dos recursos do Caribe, oferecendo pouco em troca”, insistiu. “A Iniciativa Cinturão e Rota de Pequim promete aos países bilhões em investimentos, mas os deixa com construções de má qualidade, dívidas insustentáveis e comunidades empobrecidas”, disse.

“A diplomacia da dívida tem falhado repetidamente na região. Em 2021, por exemplo, a barragem de Matthews Ridge, construída por uma empresa de mineração chinesa, entrou em colapso e inundou comunidades locais no noroeste da Guiana”, alertou.

“As estradas que ligam as comunidades foram levadas pela chuva, deixando os moradores sem chegada a suprimentos básicos e cuidados médicos e as crianças sem condições de ir à escola. Em vez de executar seus compromissos com o povo da Guiana e reparar a barragem, a empresa chinesa simplesmente construiu uma novidade barragem em outro sítio. A experiência da Guiana com a represa de Matthews Ridge se reflete em todo o mundo, mas mormente na região, com os projetos do Cinturão e Rota produzindo infraestrutura em colapso, degradação ambiental terrível, cargas de dívidas insustentáveis e abusos de direitos humanos”, disse.

A China também esteve no meio do debate com a primeira-ministra Mia Mottley, de Barbados, que é presidente da CARICOM. Os líderes que não foram convidados a participar da visitante de Rubio pediram que ela manifestasse preocupação diante da proposta de tarifa que Trump está considerando impor aos navios fabricados na China que atracam nos portos dos EUA. A taxa multimilionária aumentaria a inflação na região, e os líderes querem uma isenção para o Caribe.

Em sua paragem na Jamaica, o foco de Rubio foi retomar a relação com o país. A ilhota, que já esteve à cercadura da falência, é agora considerada porquê uma localização estratégica, próxima às principais rotas de navegação marítima.

Os americanos não conseguiram convencer o país a ceder o concórdia com Cuba para os serviços de médicos enviados por Havana. Mas o alerta ficou estabelecido.





Acesse a fonte

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Icon