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tendência perigosa cria ‘máquinas de matar’ na estrada

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“A PRF continua com a fiscalização de rotina e ações específicas para coibir modificações ilegais. Mas a gente percebe que há motoristas que ainda insistem nessa prática, que compromete a segurança não só deles, mas de todos na estrada”, alerta Casati.

Por que é tão perigoso?

Os riscos são evidentes: instabilidade, comprometimento da frenagem e aumento da seriedade dos acidentes. “Quando você mexe na suspensão, você altera o núcleo de seriedade do veículo, o que compromete a segurança. Ou por outra, a frenagem pode permanecer ineficaz, principalmente com trouxa”, explica Casati.

O engenheiro Rodrigo Kleinubing reforça que essa modificação desconfigura o projeto original do caminhão, tornando a dirigibilidade imprevisível. “Mexer na suspensão e no sistema de freios coloca em risco a vida do caminhoneiro e das outras pessoas que transitam pelas estradas”, destaca o técnico.

Ou por outra, há o problema da colisão traseira: o para-choque do caminhão, que deveria proteger outros veículos, fica saliente e permite que carros menores entrem debaixo da carroceria. “Já tínhamos esse problema no Brasil antes da obrigatoriedade dos para-choques e placas refletivas. Agora, essa tendência dos caminhões arqueados trouxe o transe de volta”, alerta Kleinubing.

O que diz a lei

A Lei permite apenas uma elevação discreta na suspensão do caminhão
A Lei permite somente uma elevação discreta na suspensão do caminhão Imagem: Reprodução





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