Notícias
Rússia ameaço banir WhatsApp por motivos de segurança pátrio

O WhatsApp corre o risco de ser oficialmente proibido na Rússia. O alerta partiu do deputado Anton Gorelkin, vice-presidente do Comitê de Política de Informação e Tecnologias da Duma Estatal, que declarou ser hora de o aplicativo da Meta “se preparar para transpor do mercado russo”. A fala indica que a plataforma pode, em breve, integrar a lista de serviços restritos pelo governo de Vladimir Putin.
Desde 2022, o Kremlin tem intensificado ações em nome da chamada soberania do dedo. Além do WhatsApp, outras plataformas ocidentais já foram alvos de bloqueio, uma vez que o Facebook e o Instagram. Agora, o governo russo concentra esforços para ampliar o controle sobre as comunicações digitais no país.
Outro deputado, Anton Nemkin — também membro do mesmo comitê parlamentar — reforçou a posição contrária à permanência do mensageiro. Em sua avaliação, o funcionamento do WhatsApp na Rússia “viola legalmente a segurança do Estado”, sendo uma ameaço direta à infraestrutura pátrio de notícia.
++ CEO de resort de luxo é morto por elefante em reserva na África do Sul
Diante do provável exílio, o governo trabalha no desenvolvimento de um aplicativo estatal de mensagens. Esse novo sistema deverá integrar plataformas oficiais e prometer maior controle sobre o fluxo de informações. Conforme anunciado, a utensílio deverá estar disponível até 1º de setembro de 2025.