Conecte-se conosco

Esporte

PSOL quer urgência em Lei antirracista para estádios do Brasil

Published

on



O projeto prevê a interrupção do evento esportivo em curso em caso de denúncia ou reconhecida sintoma de conduta racista, a instrução e capacitação de profissionais (atletas, árbitros, técnicos, prestadores de serviços) para identificar e mourejar com casos de racismo, a realização de campanhas educativas nos períodos de pausa, entre outros.

No estado do Rio de Janeiro há uma Lei em vigor que trata do tópico, apresentada e aprovada pelo deputado estadual Professor Josemar, também do PSOL, em 2023. Foi esta mesma Lei que inspirou os congressistas a naturalizar o Programa. “Fico muito feliz que a lei esteja sendo nacionalizada, isso dá sentido universal ao nosso projeto. O racismo é uma lesão na história do nosso país e em todo nosso território precisa ser combatido”, afirma Josemar.

Responsável da proposta federalista, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) declara: “Nenhuma pessoa deveria passar por atos uma vez que esse que Vini Jr., Luighi e tantos outros enfrentam quase diariamente – e pior – com a quase certeza da impunidade de seus algozes. Uma campanha que diz “BASTA DE RACISMO” não pode permanecer só no campo do marketing.”

O ocorrido com Luighi colocou na ordem do dia a iminente urgência de respostas por secção do poder público brasiliano. A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), coautora do projeto, afirmou que os criadores do PL 3089 vão se empenhar na Câmara por sua tramitação em regime de urgência (quando deputados recolhem assinaturas para um rito rápido, que leva o projeto para avaliação diretamente no plenário da Mansão).

“Muitas das vezes, as Confederações e até mesmo os próprios clubes fazem vistas grossas para episódios criminosos uma vez que nascente. Nós precisamos de ações de combate ao racismo que sejam efetivas e obrigatórias, determinadas por Lei. Amparar vítimas, responsabilizar seus algozes, conscientizar torcedores, equipes e toda a sociedade. Esse é um passo importante para um envolvente esportivo saudável e uma tributo do esporte para combater um problema que vai para além dos muros dos estádios”, comentou a parlamentar.





Acesse a fonte

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Icon