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Pedágio sem cancela na Dutra cobrará mais dispendioso em dias de trânsito

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“O objetivo é otimizar o fluxo de veículos e prometer que a pista expressa seja uma opção mais rápida para quem está disposto a remunerar por isso”, explica Cleber Chinelato, Gerente Executivo de Tecnologia da CCR Rodovias, concessionária responsável pela Dutra.

No totalidade, serão 21 pórticos de pedágio eletrônico ao longo dos 25 quilômetros de pista expressa, e cada motorista pagará somente pelo trecho que utilizar. A cobrança será feita por tag veicular ou pelo sistema de reconhecimento de placas, com a opção de pagamento ulterior via site ou aplicativo da concessionária.

Tarifa dinâmica: quanto maior o congestionamento, maior o preço

Diferentemente dos pedágios tradicionais com valores fixos, a pista expressa da Dutra adotará um padrão de preço dinâmico. Isso significa que o valor cobrado pode variar ao longo do dia, dependendo do fluxo de veículos.

Se a pista expressa estiver fluindo muito, a tarifa será menor. Se houver mais congestionamento, o preço pode subir. Esse sistema, publicado porquê “manage lanes” (ou gestão de faixas), já é utilizado em rodovias dos Estados Unidos e tem porquê objetivo lastrar a demanda, evitando que a via expressa fique tão congestionada quanto a marginal.

“Antes de acessar a pista expressa, o motorista verá uma placa com o valor da tarifa em tempo real”, afirma Chinelato. “Assim, ele poderá determinar se vale a pena remunerar pela viagem mais rápida ou seguir pela pista marginal gratuitamente.”





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