Conecte-se conosco

Notícias

Pantanal perde 75% de sua dimensão alagada em 40 anos, aponta MapBiomas

Published

on


A dimensão anual que permanece alagada no Pantanal diminuiu murado de 75% nos últimos 40 anos, passando de 1,6 milhão de hectares na primeira dez para 460 milénio hectares na última. O levantamento, feito pelo MapBiomas, reuniu a coleção de dez mapas de cobertura e uso da terreno no Brasil.

++ Ritmo biológico afeta comportamento das formigas, revela estudo brasileiro

O ano pretérito foi o mais sedento de toda a série histórica, cuja dimensão alagada ficou 73% aquém da média. A última grande enxurrada, registrada em 2018, foi 22% mais seca do que a primeira grande enxurrada da série, em 1988. O bioma único no mundo tem enfrentado períodos de cheias menores e secas mais severas a cada dez.

As mudanças na Planície Pantaneira se correlacionam com as transformações ocorridas no Planalto da Bacia do Cumeeira Paraguai (BAP), onde nascem os rios que abastecem o Pantanal, e que abrange áreas de Mato Grosso (48% da BAP, representando 19% do estado) e Mato Grosso do Sul (52% da BAP, representando 53% do estado). O bioma Pantanal corresponde à Planície, enquanto o Planalto é dividido entre o Obstruído (83%) e a Amazônia (17%).

As alterações da cobertura vegetal foram mais intensas no Planalto, o que impacta diretamente no fluxo hídrico entre Planalto e Planície. A dimensão oriundo do Planalto caiu de 72% para 46% em Mato Grosso e de 59% para 36% em Mato Grosso do Sul, o que representa uma perda totalidade de 5,2 milhões de hectares (37%) de vegetação nativa entre 1985 e 2024.

++ Estudo revela que peixes marinhos vivem em regiões antes desconhecidas

“As variações climáticas e precipitação na BAP determinam o pulso anual de cheias no Pantanal. A perda de Florestas e Savanas fragiliza a proteção dos solos nas cabeceiras do bioma, o que interfere no fluxo de chuva que chega na Planície. Em 1985, 33% do Planalto, ou sete milhões de hectares, já eram de uso antrópico. Em 2024, praticamente 60% do Planalto é antropizado”, explicou Eduardo Reis Rosa, coordenador da equipe Pantanal do MapBiomas.



Source link

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Icon