Conecte-se conosco

Notícias

Novo estudo explica impacto dos buracos negros na evolução das galáxias

Published

on


Uma equipe de astrônomos descobriram que buracos negros “fazem bagunça” quando consomem outros astros. As informações coletadas podem ajudar a explicar porquê buracos negros supermassivos influenciam a evolução de suas galáxias hospedeiras.

++ Mãe faz acordo com o filho para que ele vá à escola sem chorar e vídeo viraliza nas redes sociais

A invenção foi publicada na revista cientifica The Astrophysical Journal Letters. Com os sensores de raio-x da Missão de Imagem e Espectroscopia de Raios X (XRISM), uma parceria entre a Filial de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), a NASA e a Filial Espacial Europeia (ESA), os pesquisadores coletaram dados do sistema 4U 1630-472.

Localizado a 26 milénio anos-luz da Terreno, ele é um binário de raios-x, constituído de um buraco preto com volume estelar e uma estrela de tamanho similar à do Sol, que está sendo devorada aos poucos.

++ Fotógrafo registra confronto entre onça-pintada e ariranhas em rio do Pantanal

Nesta novidade pesquisa, o grupo demonstrou que esse fenômeno também ocorre em exemplares menores. A influência gravitacional do buraco preto afeta esse disco, criando fricção e esquentando a material supra dos 10 milhões de graus célsius. Os pesquisadores conseguem captar as variações da luminosidade de 4U 1630-472. Há períodos em que o sistema emite luz em intensidades parecidas com a do Sol, o que indica que ele está em repouso, sem se cevar.



Source link

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Icon