Notícias
Novidade bateria de íon-sódio pode revolucionar o armazenamento de vontade
Uma equipe de pesquisadores da UFPR criaram uma bateria de íon-sódio com um conjunto inédito de características que pode mudar o porvir do armazenamento de vontade.
++ Médico-veterinário registra o nascimento e os primeiros dias de vida de filhotes de tucano
De convénio com a revista Ciência UFPR, a tecnologia surge uma vez que uma escolha mais segura e sustentável às baterias de lítio, ampliando as possibilidades de uso em eletrônicos e em soluções de vontade limpa.
“Por muito tempo, as baterias de íons de lítio dominaram a eletrônica portátil graças à sua subida capacidade de armazenamento e longa duração. No entanto, essas baterias utilizam solventes orgânicos tóxicos e inflamáveis, o que pode motivar curtos-circuitos e aumentar o risco de acidentes”, declarou Maria Karolina Ramos, pesquisadora da UFPR.
Depois quase 30 anos de estudos, o grupo desenvolveu um protótipo funcional de bateria de íon-sódio que reúne, de forma inédita, três atributos ao mesmo tempo: flexibilidade, transparência e funcionamento em meio aquoso. Ao varar o uso de materiais inflamáveis, a tecnologia reduz riscos e também diminui o impacto ambiental do processo.
++ Cachorrinho participa de competição de natação com crianças em escola e vira sensação nas redes
Segundo Zarbin, essa abordagem foi importante para depreender as propriedades inéditas do dispositivo. “Toda a base do estudo é uma tecnologia de preparar materiais na forma de filme fino, com poucos nanômetros de espessura. A gente consegue depositar esse material em cima de qualquer coisa”, explicou o professor.