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Navio com explosivos da Segunda Guerra prenúncio provocar tsunami no Reino Uno

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Um alerta crescente vem preocupando autoridades britânicas: o SS Richard Montgomery, navio americano que naufragou durante a Segunda Guerra Mundial com muro de 1.400 toneladas de explosivos a bordo, está se deteriorando rapidamente no fundo do mar. Submerso próximo à cidade de Sheerness, no condado de Kent, o navio corre o risco de colapsar, o que poderia provocar uma explosão de grandes proporções e até gerar um tsunami.

De tratado com um novo relatório técnico, a embarcação — que já havia se partido ao meio ao naufragar em 1944 — apresenta sinais de instabilidade sátira. A seção frente está se inclinando lentamente para o leste e o segundo porão de fardo, que contém secção significativa dos explosivos, está com rachaduras e deformações severas. O convés superior, inclusive, começou a ceder.

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Erosão e instabilidade crescente

O estudo ainda aponta que o fundo do mar ao volta da embarcação afundou muro de 1,6 metro em somente um ano, possivelmente solapando as bases da estrutura. A espaço onde as duas metades se separaram originalmente também sofre erosão contínua provocada pelas correntes marítimas, agravando o risco de um desabamento súbito.

“O naufrágio está se partindo em duas partes novamente”, afirma o documento, alertando que a seção traseira apresenta o mesmo nível de deterioração.

Diante do cenário, o Departamento de Transportes do Reino Uno instituiu uma zona de exclusão aérea sobre o sítio, proibindo voos civis e não emergenciais até segunda ordem. A medida foi tomada por sobreaviso, seguindo recomendações técnicas dos especialistas.

Potencial destrutivo e preocupação sítio

Desde a dezena de 1970, especialistas alertam para o potencial catastrófico de uma eventual explosão. Um relatório do Royal Military College of Science, divulgado há mais de 50 anos, estimava que a explosão simultânea de toda a fardo poderia lançar uma poste de chuva de 3.000 metros e gerar um tsunami de até cinco metros, atingindo Sheerness e cidades próximas uma vez que Southend, a somente 8 quilômetros do ponto do naufrágio. Um estudo mais recente, de 2023, reafirmou essa possibilidade.

O líder do recomendação de Southend, Daniel Cowan, cobrou mais informações e transparência do governo britânico. “Entendemos que o Montgomery está firme, mas queremos mais perspicuidade sobre os planos de longo prazo”, declarou ao Daily Mail.

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Monitoramento contínuo e projecto de ação

O navio afundou posteriormente encalhar em um banco de areia e se partir com a maré baixa. Devido ao risco, grande secção da fardo explosiva nunca foi retirada e permanece sobre 15 metros de profundidade. Seus mastros ainda são visíveis supra da superfície, e existe a intenção de removê-los cuidadosamente para evitar que caiam sobre os explosivos.

O Departamento de Transportes garantiu que o naufrágio é monitorado de forma contínua e que a segurança pública continua sendo prioridade máxima.



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