Conecte-se conosco

Esporte

montadoras temem invasão de carros mexicanos no Brasil

Published

on



“O México possui hoje 37 vegetais industriais para produção de veículos e mais de milénio fábricas de autopeças. No momento que essa produção for reduzida pelas tarifas, haverá uma procura por novos mercados”, explicou Leite. “E o Brasil entra nesse radar porque tem tratado de livre transacção com o México, e porque o dispêndio de produção lá é menor do que cá.”

Segundo o presidente da Anfavea, o risco é que as multinacionais passem a abastecer o mercado brasílio com carros feitos no México, em vez de manter ou expandir a produção sítio. “Nós estamos falando das mesmas empresas. A empresa que tem fábrica nos Estados Unidos, no México e no Brasil. Se ela tiver que investir, vai colocar o moeda onde já existe capacidade ociosa. E isso é no México”, enfatizou.

Investimento: o cobertor pequeno da indústria

O movimento tem efeitos profundos sobre os planos de investimento da indústria no Brasil. “Em outras palavras: o bolso é um só. Se a empresa tem que investir mais nos Estados Unidos, devido à política americana, ela vai tirar de outro lugar. E o mais provável é que esse lugar seja o Brasil”, disse Leite. “O executivo brasílio vai ter que convencer a matriz: ‘Por que investir no Brasil se há capacidade ociosa no México?'”

A associação aponta que, no pequeno prazo, os Estados Unidos devem ter uma retração de murado de 1 milhão de veículos no seu mercado interno, caindo de 15,9 para 14,9 milhões de unidades por ano. A razão? O aumento no preço dos carros, com subida estimada entre US$ 3 milénio e US$ 12 milénio por unidade.

“O impacto tarifário eleva o dispêndio dos componentes e dos veículos, e isso reduz a demanda”, explica Leite. “Aliás, haverá delonga na transição para veículos eletrificados. Sem estímulos fiscais e com aumento de preços, o consumidor americano não vai conseguir bancar essa tecnologia.”





Acesse a fonte

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Icon