Uma mulher assustada liga para um número de emergência.
Atendente: Medial de Atendimento às Vítimas de Assédio, em que posso ajudar?
Mulher: Eu queria fazer uma denúncia de assédio, por obséquio.
Atendente: Visível, quando foi o incidente?
Mulher: Ontem… à tarde.
Atendente: Infelizmente não vou poder estar validando sua denúncia, porque você tinha que ter denunciado no dia mesmo.
Mulher: É que eu fiquei em choque. E depois fui pra moradia digerir o que aconteceu.
Atendente: Nome completo.
Mulher: É… eu prefiro não dar meu nome.
Atendente: Portanto não vou poder estar dando perenidade no procedimento, já que é uma denúncia anônima.
Mulher: Tá, eu falo. É Ana Faria.
Atendente: Infelizmente não vou poder estar dando perenidade à sua denúncia, porque era para ser anônima. Agora que a senhora falou o nome, vão insinuar que você quer se promover com isso, levar nomeada e quantia, não vão levar a sério… Aliás, esse nome “Ana Faria” já insinua muita coisa.
Mulher: Tá, logo deixa anônima.
Atendente: A senhora estava sozinha?
Mulher: Sim. Ele me chamou na sala dele, trancou a porta e me agarrou.
Atendente: Infelizmente eu não vou poder estar dando perenidade, porque não há testemunhas. E é a reputação de um varão que está em risco.
Mulher: Péra! Eu falei com outras mulheres. Tem mais 13 vítimas.
Atendente: Infelizmente, com esse número grande de mulheres, parece que é fala política ou cultura do cancelamento. Não vou poder estar dando perenidade para a denúncia.
Mulher: Mas tudo o que eu faço tá falso?
Atendente: A senhora não leu o Manual de Etiqueta de Vítimas de Assédio?
Mulher: Tem etiqueta para isso?
Atendente: Simples! Tem todas as dicas de porquê se portar durante o assédio. O que falar, porquê se portar. Não usar minissaia, batom vermelho, cabelo solto, cabelo recluso. Roupa de bicho print também não dá, ou o varão vai pensar que você é um bicho e vai te caçar. Tá no site para download.
Mulher: Mas que bela b$%&*# esse manual, hein!
Atendente: Não seja regateira, senhora. O oprimido não pode virar o opressor.
Mulher: Tá, desculpe… E o que esse manual recomenda para não ser assediada?
Atendente: Tá cá no capítulo 9, item 348, xá ver… Ah, “ser um varão”. Portanto, infelizmente não vou poder estar dando perenidade ao seu atendimento, tá? Tenha um bom dia… Posteriormente a relação, a senhora poderia estar avaliando meu atendimento, por obséquio…?
Mulher: …
Atendente: Senhora? Senhora?