Conecte-se conosco

Curiosidades

Língua desconhecida invenção na Ásia é decifrada por pesquisadores

Published

on


Pesquisadores na Ásia Médio conseguiram transcrever uma antiga língua não mais usada há séculos, e que estavam presentes em paredões de montanhas.

++ China apresenta novo trem que pode atingir 600 km/h

O linguagem é chamado “escrita Kushan desconhecida”, e foi encontrado em partes da Ásia Médio, que atualmente correspondente a territórios do Tadjiquistão, Afeganistão e Uzbequistão, utilizada de 200 a.C a 700 d.C.

A língua era usada pelos primeiros povo nômades da região, os Yuèzhī e depois pelo predomínio dos Kushans, além de ter deixado obras de artes e diversas fortalezas. Para interpretar o linguagem foram usadas inscrições em diferentes línguas, uma bilíngue encontrada no Tadjiquistão, registrada em escrita desconhecida kushan e bactriano, e uma trilíngue do Afeganistão, que também foi escrita em Gandhari.

A tradução da escrita Kushan desconhecida teve início quando os pesquisadores perceberam que o nome próprio “Vema Takhtu” e o título “rei dos reis” encontrados na escrita bactriana podiam ser identificados também nas inscrições da língua kushan. Assim foi verosímil observar certas sequências de caracteres, entre eles 15 sinais consonantais e 4 vocálicos

++ O dia em que uma atleta tropeçou no último obstáculo, mas venceu a corrida de forma inusitada

“Nossa decifração desta escrita pode ajudar a melhorar nossa compreensão da língua e da história cultural da Ásia Médio e do Predomínio Kushan, semelhante à decifração dos hieróglifos egípcios ou glifos maias para nossa compreensão do vetusto Egito ou da cultura maia”, declarou Svenja Bonmann, principal responsável da pesquisa, em expedido.



Leia mais na fonte

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Icon