Notícias
Governo Trump vira ameaço para missão em procura de amostras em Marte

O rover Perseverance, da NASA, têm coletado amostras do solo em Marte e da atmosfera do planeta em procura de sinais de vida passada desde quando posou na cratera Jezero, em fevereiro de 2021. Todavia, pode estar em situação de ameaço.
++ Garotinha é confundida com boneca bebê reborn durante passeio com a família no shopping
Denominada Mars Sample Return (MSR) e desenvolvida em parceria com a Sucursal Espacial Europeia (ESA), essa missão é considerada uma das mais complexas e ambiciosas já projetadas pela NASA.
O projecto possui uma vez que previsão do envio de uma novidade sonda para Marte, que buscaria as amostras coletadas, lançaria esse material em um pequeno foguete e o colocaria em trajectória para ser trazido à Terreno por uma nave de retorno. Mas, cortes orçamentários propostos pelo governo dos Estados Unidos, liderados pelo presidente Donald Trump, ameaçam o porvir da missão.
++ Você sabia? Linces saltam mais de 3 metros para capturar presas
Em 2 de maio, o Escritório de Gestão e Orçamento (OMB) divulgou um relatório propondo uma redução de 24,3% no financiamento da NASA para 2026, com foco em trinchar projetos considerados “excessivamente caros”, uma vez que a missão MSR, que corre risco de ser cancelada.
++ Após anos sem se verem, filho surpreende pai e cena comove
O relatório do OMB afirma que os objetivos da missão MSR podem ser alcançados por astronautas em futuras viagens a Marte, o que justificaria o dilação do projeto. A proposta também ressalta a estratégia de priorizar o retorno à Lua antes da China e, posteriormente, o envio de seres humanos ao planeta.