Conecte-se conosco

Curiosidades

Gavião que aterrorizava homens carecas é tomado

Published

on


Um vilarejo no interno da Inglaterra finalmente voltou a respirar aliviado. O gavião-de-cauda-ruiva que vinha assustando os moradores de Flamstead, mormente homens carecas, foi tomado depois dias de perseguições aéreas que mais pareciam cenas de um filme de comédia.

A ave, identificada uma vez que um Harris’s hawk, se tornou o núcleo das atenções na pequena comunidade ao realizar voos rasantes e ataques contra dezenas de pessoas — com foco curioso em homens calvos. A situação inusitada fez com que alguns moradores passassem a usar capacetes ao transpor de morada.

Segundo especialistas, o comportamento da ave era influenciado pelo período reprodutivo. O falcoeiro Alan Greenhalgh, que participou da conquista, explicou que os ataques estavam relacionados ao instinto de acasalamento. “Parece um ritual de cortejo. Ele não queria machucar ninguém de verdade, senão já teria feito isso”, explicou ao jornal britânico The Independent.

++ Conheça a mulher com a maior língua do mundo

O gavião foi contido por Steve Harris, um morador da vila, que teve sangue insensível suficiente para armar uma emboscada improvisada. “Ele me perseguiu pelo vilarejo. Quando voltei pra morada, o vi pousado no telhado do meu galpão. Usei a gaiola que estava carregando para me proteger e, quando ele se aproximou, a joguei sobre ele”, relatou Harris à BBC News.

Apesar dos sustos, o gavião estava em boas condições de saúde. De convénio com Greenhalgh, ele vinha sendo nutrido por moradores solidários — o que o deixou, segundo o falcoeiro, “gordo uma vez que um barril”.

O bicho, que não pertence ao zoológico sítio e provavelmente fugiu de cativeiro, agora será treinado para voar com segurança sob supervisão. O Recomendação Paroquial de Flamstead elogiou a conquista sem ferimentos e agradeceu à população pelo desvelo com a ave, mesmo depois os ataques.

++ Múmias revelam povo desconhecido que viveu isolado no Saara antes de virar deserto

Para o reformado Jim Hewitt, de 75 anos, que levou um arranhão no rosto ao transpor de morada, o conforto também veio com uma pitada de humor. “Eu tinha que ir de carruagem pra loja comprar jornal e leite. Mas não ia me render pra um passarinho qualquer”, brincou.

Com a ave sob cuidados, Flamstead agora pode deixar os capacetes de lado e voltar à rotina — sem pavor de ser mira de um gavião enamorado.



Leia mais na fonte

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Icon