Notícias
Ex-primeira ministra de Bangladesh é condenada à morte por crimes contra a humanidade
A Justiça de Bangladesh condenou à morte a ex-primeira-ministra Sheikh Hasina, de 78 anos, nesta segunda-feira, 17 de novembro. Segundo o juiz Golam Mortuza Mozumder, a decisão atende integralmente aos requisitos legais para crimes contra a humanidade. Assim, a sentença encerra os 15 anos de poder da líder, além de marcar o desfecho jurídico da revolta que tomou o país no ano anterior e deixou centenas de mortos.
Além dela, o ex-ministro do Interno Asaduzzaman Khan também recebeu a pena capital. Entretanto, um ex-chefe de polícia que confessou participação e colaborou com o tribunal foi sentenciado a somente cinco anos de prisão, evidenciando um tratamento ilustre aos réus. A sessão, transmitida ao vivo a partir de Daca, ocorreu sob potente esquema de segurança, com policiamento reforçado e presença de guardas de fronteira em diversas regiões.
Hasina e Khan, que se refugiaram na Índia, foram julgados à revelia. Entretanto, o Awami League, partido liderado pela ex-premiê, classificou o processo uma vez que “encenado”. Conforme a legenda, o tribunal ainda cometeu afronta ao nomear um padroeiro público sem consulta à resguardo solene. Em resposta ao veredicto, o partido convocou uma paralisação pátrio e intensificou a retórica de perseguição política.
++ Anvisa suspende quatro marcas de glitter alimentício no Brasil
As acusações envolvem o massacre ocorrido durante protestos estudantis entre julho e agosto de 2024. De combinação com um relatório da ONU divulgado meses depois, até 1,4 milénio pessoas podem ter sido mortas. Já o governo provisório apresentou outro número, apontando mais de 800 mortos e tapume de 14 milénio feridos em todo o país.
O proclamação do veredicto, entretanto, foi diferido por motivo de explosões e incêndios provocados em várias regiões. Esses ataques paralisaram escolas e o transporte público em seguida um bloqueio organizado pelo partido de Hasina. Porquê resultado, a crise política se aprofundou e ampliou o clima de instabilidade em Bangladesh.