Conecte-se conosco

Curiosidades

Enxaqueca pode ser causada pelo consumo de vinho? Estudo explica

Published

on


A enxaqueca desculpa dores de cabeça intensas, acompanhada de outros sintomas porquê náuseas e sensibilidade à luz e ao som, mas um estudo científico apontou que faltam evidências para confirmar que o consumo de vinho esteja relacionado.

++ Armas feitas com ossos de baleia são descobertas em estudo

Em item publicado no portal The Conversation, os professores da Universidad de Castilla-La Mancha Maribel Lucerón Lucas-Torres e Marta Carolina Ruiz Grao explicam que o vinho inclui em sua formação certas substâncias que poderiam explicar sua verosímil relação com a enxaqueca: sulfitos, fenóis e o próprio etanol (álcool).

Os estudos sugeriram uma hipótese para explicar esse fenômeno no caso do vinho tinto, que contém altos níveis de fenóis. Um dos compostos fenólicos que ocorre em quantidades maiores no vinho tinto, em confrontação com o vinho branco e outras bebidas alcoólicas, é a quercetina.

“Em outras palavras, seria porquê se a quercetina não nos permitisse digerir o álcool adequadamente. No entanto, esses mesmos componentes também estão presentes em outros víveres que não causam dores de cabeça ou enxaquecas. O repto, portanto, é identificar quais mecanismos seriam realmente responsáveis por produzir enxaqueca a partir do consumo de vinho, se isso for finalmente confirmado”, diz trecho do item.

++ Cadela reage à “palavrinha mágica” enquanto sanfoneiro toca e vídeo encanta internautas

De convenção com o item, que se baseou em dados de cinco estudos, não há evidência suficiente que comprove aumento do risco de enxaqueca associado ao consumo de vinho. Todavia, existem uma série de fatores limitantes, porquê não ser ético induzir a população adulta a consumir álcool ou vinho para realizar pesquisas.



Leia mais na fonte

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Icon