Entretenimento
Dona Déa Lúcia Critica Carlinhos Maia por Comentários Transfóbicos sobre Liniker

No último domingo (19), Déa Lúcia, mãe do falecido humorista Paulo Gustavo, utilizou suas redes sociais para expressar descontentamento com o influenciador Carlinhos Maia, acusando-o de transfobia em relação à cantora e atriz Liniker.
A controvérsia teve início em dezembro de 2024, quando Maia, durante uma viagem de Natal com amigos, publicou um vídeo no qual se referia a Liniker utilizando pronomes masculinos, apesar de a artista se identificar com pronomes femininos. No vídeo, ele questiona: “Você foi para o show dele, dela, delu, dolu, de Liniker. Dele! Mas ele cantou como dela com Priscila Senna do Recife, vou botar a música, o que importa é a música.” Após a repercussão negativa, o influenciador apagou o vídeo.
Déa Lúcia, que conheceu Maia pessoalmente durante a gravação do programa “Domingão com Huck” em dezembro, afirmou ter se emocionado com a história de vida do influenciador e com o depoimento de sua mãe. No entanto, declarou-se entristecida com a atitude de Maia em relação a Liniker, ressaltando que, como mãe de filhos LGBTQIA+, está ciente dos preconceitos enfrentados diariamente por essa comunidade. Ela enfatizou que “ao se fazer de desentendido quanto ao pronome correto para se referir à artista, Carlinhos Maia não só cometeu uma violência contra Liniker, mas também contra toda a população trans, que se vê todos os dias em risco, sendo desrespeitada e violentada”. Déa Lúcia classificou a atitude como transfobia e cobrou responsabilidade do influenciador, destacando que tal comportamento não é tolerável, especialmente vindo de um artista assumidamente homossexual.
Em resposta, Carlinhos Maia comentou na publicação de Déa Lúcia: “Enquanto a senhora faz texto, é na minha casa que dezenas de trans, travestis, gays e todos que não estão na TV têm oportunidades reais.” Procurado para maiores esclarecimentos, afirmou que já havia se manifestado através do Instagram e que não tinha mais o que dizer.
O influenciador foi denunciado ao Ministério Público Federal (MPF) por transfobia em 25 de dezembro, em queixa apresentada por dois órgãos de defesa da comunidade LGBTQIA+ no Nordeste. Até o momento, não houve desdobramentos sobre o caso.