Esporte
Distribuidora sob risco de perder licença é finalista de prêmio da Aneel

Em novembro de 2023, a Aneel recomendou ao governo a caducidade da concessão da distribuidora, ou seja, a extinção da licença devido ao descumprimento de cláusulas contratuais sobre gestão financeira, já que a empresa vinha com geração de caixa negativo e cimalha endividamento. Só com as termelétricas da Eletrobras, detém uma dívida de mais de R$ 10 bilhões referente à compra de virilidade elétrica.
A situação da distribuidora é tão complexa que o governo precisou editar a MP (Medida Provisória) 1.232 ano pretérito para viabilizar a transferência de seu controle acionário para a Âmbar Energia, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, única empresa que se interessou no negócio – e que, dias antes da publicação da MP, fechou a compra das termelétricas da Eletrobras com as quais a distribuidora está inadimplente. Antes da MP, diversas empresas foram sondadas para assumir a distribuidora, mas nenhuma se interessou pelo negócio.
Ainda assim, a Amazonas Vigor aparece uma vez que finalista no Prêmio Aneel de Satisfação do Consumidor de 2024, competindo diretamente com a Energisa Tocantins e com a Roraima Vigor (outro patinho mal-parecido privatizado pela Eletrobras em 2018, também arrematada pelo grupo Oliveira Vigor).
Quando a Eletrobras organizou a privatização das últimas distribuidoras do grupo, Energisa e Equatorial dividiram o “filé mignon”: Energisa ficou com a Ceron, de Rondônia, e com a Eletroacre, e a Equatorial levou a Cepisa, do Piauí, e a Ceal, do Alagoas. Para Roraima e Amazonas, somente a Oliveira demonstrou interesse.
Segundo manadeira com conhecimento direto da situação, as notas das duas concessionárias foram baixas, mas foram superiores que as demais distribuidoras da região, por isso elas se classificaram para a final.
Notas atribuídas pelos consumidores terão peso na conta de luz
O prêmio considera as empresas com melhor colocação no Iasc (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor). Segundo a filial, de 9 de julho a 14 de novembro de 2024, 29.275 consumidores foram ouvidos pela Qualitest Lucidez em Pesquisa, empresa de pesquisa de opinião pública, contratada para a emprego dos questionários.