Esporte
Direita cria ‘maior partido’ e se torna repto para Lula e esquerda

Governará sete capitais: Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Natal, João Pessoa, Campo Grande e Teresina. Minas Gerais e Bahia, por exemplo, figuram entre os maiores colégios eleitorais do país. Com isso, o PSD perde o posto de partido com mais prefeituras de capitais —elegeu 5 em 2024. Já o PT administra unicamente Fortaleza.
Ao todo, o União Progressista reunirá 1.350 prefeitos, 1.200 vice-prefeitos e 12.450 vereadores em todo o país. No Senado, a {sigla} empatará com o PL porquê a segunda maior bancada, com 14 senadores, superando o PT, que tem 9. Entre os nomes de destaque da novidade federação está o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (AP), atualmente no União Brasil.

Por que uma federação?
Para Jairo Nicolau, a geração do fundão eleitoral —recurso público talhado ao financiamento das campanhas— explica segmento da estratégia. A estimativa é que, em 2026, o fundo atinja R$ 7 bilhões.
“Compensa concentrar mandatos e bancadas nos estados, pois isso garante mais recursos e evita entregá-los a adversários locais”, afirma.