Uma projeção realizada na noite desta sexta-feira (4) colocou um pet nos braços do Cristo Redentor, no Rio, para invocar a atenção para a adoção responsável de animais no país.
Na ação, promovida pela marca de provisões GoldeN, o monumento abraça um vira-lata. A iniciativa ocorre no Dia Mundial dos Animais de Rua.
“Acreditamos que todos os cães e gatos merecem lares e tutores que cuidem deles com paixão e responsabilidade. O Cristo Redentor, além de ser um símbolo do Brasil, representa o protecção e é o cenário perfeito para transmitir nossa mensagem de esperança e transformação, que a adoção responsável tem”, afirma Felipe Mascarenhas, head de marketing da GoldeN.
A marca diz que, por meio do Instituto PremieRpet, vai doar mais de 27 toneladas de provisões a instituições parceiras do Consórcio Cristo Sustentável, que atuam diretamente no desvelo de aproximadamente 600 animais. Há ainda três eventos de adoção previstos para leste mês, no Rio, em São Paulo e em Porto Contente.
Não há dados oficiais recentes sobre o orfandade no país. Um estudo global divulgado em março do ano pretérito aponta que mais de 360 milhões de animais estão em situação de orfandade, sendo mais de 30 milhões no Brasil.
Por isso, adotar um animal significa salvar uma vida, diante das dificuldades enfrentadas nas ruas.
Desistência de animais é violação, apesar de recorrente no Brasil. Casos de orfandade e de maus-tratos devem ser denunciados. Ao informar às autoridades, o denunciante deve reunir dados do bicho, do tutor e a maior quantidade de provas possíveis.
Adotar um pet é uma decisão para a vida toda. E, uma vez que integrante da família, o bicho precisa atenção, carinho, chegada a abrigo, chuva fresca, lazer e cuidados com higiene, sustento e saúde física e mental.
As dicas aquém sobre guarda responsável já foram publicadas no blog. Relembre e saiba uma vez que manter o bicho feliz e saudável:
– Antes de adotar, verifique se você terá espaço suficiente para dar qualidade de vida ao bicho;
– Analise o envolvente de concordância com as necessidades dele —espaço para dormir, entreter, higiene, entre outros. Se você mora em apartamento, certifique-se de que o cão é de pequeno ou médio porte e que as janelas estejam protegidas com telas. Para quem mora em morada, o ideal é permanecer cauteloso aos portões e qualquer saída que permita a passagem do bicho para evitar possíveis rotas de fuga;
– Ligeiro em consideração todos os tipos de gastos para prometer um desvelo completo para o seu bicho de estimação, enfim trata-se de uma vida com necessidades básicas, uma vez que sustento, banho, leito;
– Procure uma ONG especializada em adoção, preencha seu cadastro e realize a entrevista. Se identifique com o bicho e crie laços que facilitem a conexão humano-animal;
– Ao adotar, procure um veterinário de crédito, próximo da sua residência, e atualize a carteirinha de vacinação o quanto antes;
– Crie uma rotina de passeios e brincadeiras e entenda que esse é o momento mais gostoso do dia a dia dele.