Se parar de pedalar, a folia acaba. Assim será o clima de sarau do Conjunto do Pedal, uma das poucas atrações do calendário solene do carnaval de São Paulo que apresenta uma verdadeira pegada de sustentabilidade e inclusão.
Criado em 2016 pela cantora Tule Silva e pelo engenheiro eletricista José Carlos Armelin, o bloco usa a eletricidade gerada pelas pedaladas dos próprios foliões para amplificar o som das atrações.
“São oito bicicletas estacionárias ligadas a um sistema que converte as calorias da comida ingerida pelos ciclistas em pujança elétrica”, disse Armelin em entrevista ao programa A Bici Como Ela É, lançado recentemente no Youtube.
O sistema vem sendo desenvolvido por Armelin há tapume de 20 anos. Ele conta que os foliões pedalam em revezamento, cada um gerando em torno de 70 watts. O conjunto completo alcança entre 450 e 600 watts, sem uso de baterias. Segundo o engenheiro, essa potência é suficiente para amplificar o som e fazer uma boa folia.
“O volume permite melhor interação entre os foliões, muito dissemelhante dos outros blocos, que são verdadeiras usinas termoelétricas a diesel, equipadas com motores capazes de perceber 250 milénio watts e gerar um som ensurdecedor”, disse Armelin. “Cada um no seu quadro, ou no seu pedal”, completou.
“O Conjunto do Pedal é uma sarau inclusiva, perfeita para famílias com idosos, crianças, pessoas com necessidades especiais e PCDs. Todos recebem atenção peculiar”, ressaltou Tule.
As atividades têm intérpretes para linguagem de libras e há duas bicicletas adaptadas, uma para crianças e outra que é acionada com as mãos, voltada para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Outra comodidade do Conjunto do Pedal é que ele não se desloca pelas ruas, aproveita a grande superfície mediano da terreiro Rosa Alves da Silva (bairro Aclimação, região mediano), que pode acomodar com folga centenas de pessoas dançando e pulando sob a sombra de árvores. No lugar há banheiros, bebedouros, superfície gramada, bancos para repousar e lugar para prender a bicicleta de quem chegar pedalando.
Em tempos de calor intenso, o Conjunto do Pedal faz a diferença com o Chuveirinho da Greta —um pulverizador de chuva também movido por uma engenhoca a pedal. A ducha é decorada com um retrato da ativista ambiental sueca Greta Thunberg. Uma homenagem à luta pela sustentabilidade.
Nesta oitava participação no carnaval paulistano, o homenageado do conjunto será o cantor Tim Maia, que terá seus grandes sucessos interpretados em versões carnavalescas.
A sarau será neste sábado (22), a partir das 15h, e conta conta com a presença da bateria da Escola de Samba Primeira da Aclimação, interpretações de Tule Silva e da Black Music de Sergio França & Margem Preta. As pick-ups estarão sob o comando do deejay André Sá.
SERVIÇO
Conjunto do Pedal
Quando: Sábado (22), das 15 às 18h
Onde: Terreiro Rosa Alves da Silva – Rua Machado de Assis, esquina com Guimarães Passos —Aclimação, região mediano de São Paulo
Mobilidade: A 500 metros da Estação Ana Rosa do Metrô e ciclovia da Rua Vergueiro.
Preço: Gratuito