Esporte
Carioca prepara redução para 10 datas na temporada de 2026

Aliás, há outras entidades estaduais sem times na Série A que fazem campeonatos maiores, mas o impacto no calendário é menor pois os times não têm competições sul-americanas.
Logo posteriormente o Estadual, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, começou a discutir a redução de datas do campeonato. Sua tese é de precisava ter um resultado mais atrativo com menos jogos.
Houve uma discussão com clubes grandes, principalmente o Flamengo. O presidente rubro-negro, Luiz Eduardo Baptista, também se mostrou favorável à redução, dizendo que queria jogar menos. Botafogo e Fluminense também têm ido na mesma traço.
Assim, Rubinho pediu ao departamento técnico para fazer uma proposta de campeonato com 12 datas. A teoria era dividir os 12 times em dois grupos e depois fazer mata-matas.
Mas, no curso dos debates, o presidente da Ferj decidiu reduzir ainda mais o Estadual para chegar a 10 datas. A proposta da federação será com o campeonato deste tamanho.
O formato final, de qualquer forma, só será validado no Parecer Arbitral da Ferj. Ou seja, os clubes é que vão desancar o martelo se ocorrerá de vestimenta a redução, mas há uma tendência neste sentido entre os grandes do Rio. O encontro deve ocorrer ainda neste primeiro semestre.