Notícias
Campanha com Sydney Sweeney pretexto polêmica

Uma novidade campanha publicitária da American Eagle estrelada pela atriz Sydney Sweeney gerou intensa controvérsia nas redes sociais posteriormente usuários acusarem a peça de fazer referência a ideias eugênicas. A repercussão foi desencadeada por um trocadilho presente nos vídeos promocionais, que exploram a semelhança sonora entre as palavras “jeans” (calças) e “genes” (material genético).
No mercantil, Sweeney, de 27 anos, aparece usando peças da marca e diz: “Meus jeans são azuis”, enquanto seus olhos, também azuis, são destacados. A campanha também traz frases porquê “Sydney Sweeney tem ótimos jeans”, o que segmento do público interpretou porquê uma sugestão sobre suposta superioridade genética — um pouco que remete a discursos eugênicos, principalmente quando associado à imagem de uma mulher loira de olhos claros.
++ Homem armado invade prédio de luxo em Nova York e mata quatro pessoas
As críticas ganharam força no TikTok, onde usuários classificaram a campanha porquê “estranha”, “preocupante” e, em alguns casos, chegaram a chamá-la de “propaganda nazista”. Uma internauta afirmou: “Manifestar que uma mulher loira e de olhos azuis tem ‘bons genes’ é coisa de nazista”. Por outro lado, o jornalista Robby Soave considerou as acusações exageradas, chamando a reação de “o excesso liberal mais estúpido da história da internet”.
A polêmica se intensificou a ponto de o perfil que inicialmente compartilhou o vídeo no TikTok tornar-se privado. Apesar disso, o teor já havia viralizado e se espalhado por outras plataformas.
++
EUA oferecem US$ 25 milhões por informações que levem à prisão de Nicolás Maduro
Em nota, a American Eagle defendeu a campanha porquê uma homenagem ao “importante do denim” e reafirmou o compromisso da marca com causas sociais. A empresa lançou os “Sydney Jeans”, padrão em edição limitada que traz uma mariposa bordada no bolso traseiro porquê símbolo de espeque à conscientização sobre a violência doméstica — pretexto que a atriz já demonstrou concordar publicamente. Todo o lucro das vendas será talhado à organização Crisis Text Line, que oferece suporte psicológico gratuito.
Apesar da controvérsia, o impacto da campanha também foi sentido no mercado financeiro. Segundo o New York Post, as ações da American Eagle subiram quase 17% em exclusivamente cinco dias posteriormente o lançamento da campanha.