Uso de camisinha, ainda hoje, é um tema polêmico, referto de mitos e verdades. Para refletir um pouco mais sobre isso (e se convencer a usar essa prevenção), listei a seguir cinco perguntas de jovens porquê você, com respostas francas e claras. Confira a seguir.
1. Usar duas camisinhas ao mesmo tempo na hora do sexo é mais seguro?
Não. Isso é um erro. Use só uma camisinha de cada vez, pois usar uma sobre a outra pode danificar ambas e deixar o parelha exposto às IST (infecções sexualmente transmissíveis).
2. E usar a camisinha masculina e a feminina juntas?
Esse também é um erro, pois o atrito de uma na outra pode fazer com que se rompam, comprometendo a segurança do método.
3. Posso usar a mesma camisinha durante a transa toda?
Depende. Se a camisinha for usada no sexo anal, será preciso trocá-la se vocês forem fazer outras práticas depois, porquê a penetração vaginal. Caso contrário, os micro-organismos que vivem naturalmente no ânus podem fomentar infecções se transportados para outras regiões do corpo, porquê a vagina, pelo uso da mesma camisinha.
4. Não consigo me convencer a usar camisinha. O que faço?
Veja um bom motivo: alguns vírus e bactérias, porquê o HPV (Papiloma Vírus Humano), que está relacionado a diversos tipos de cânceres (colo de útero, pênis, gorgomilos etc.), podem permanecer 10, 12, 15 anos no corpo sem que se perceba que estão ali. E essa pessoa pode transmitir o vírus e infectar alguém até mesmo sem se dar conta disso. Pra que percorrer esse risco? Dica extra: na luta contra o HPV, por exemplo, além do uso de camisinha, vacinar-se também é fundamental.
Que tal procurar, portanto, um posto de saúde? E vale lembrar: há várias IST espalhadas por aí, porquê o HIV, que tem tratamento, mas infelizmente ainda não tem trato, e outras tantas mais. Isso também nos dá boas razões para apostar em prevenção usando camisinha em todas as transas, desde a primeira vez, não é mesmo?
5. E se a gente não tiver moeda para comprar camisinha?
Os postos de saúde brasileiros oferecem de perdão. E só ir lá e pegar.
Enfim, é isso! Até mais!