Esporte
câmbio manual vira item de luxo e motivo de ostentação

Já o Ford Mustang, um clássico que nunca deixou o câmbio manual de lado nos Estados Unidos, terá um lote de 200 unidades “raíz” à venda no Brasil. A transmissão de seis marchas Getrag MT-82 será acoplada no motor V8 Coyote 5.0 de 488 cv de potência e 57,5 kgfm de torque.
Experimentei esse conjunto há alguns anos, na América do Setentrião, e – de vestimenta – foi a experiência mais visceral que tive a bordo de um Mustang na vida. Os preços não foram confirmados, mas é esperado que ultrapasse os R$ 500 milénio.

E para quem quer um esportivo com extremo, o Porsche 911 Carrera T chegou ao Brasil com um pormenor próprio: só com câmbio manual. Sim, a Porsche manteve a transmissão manual de seis marchas porquê única opção nesse protótipo, justamente para oferecer uma experiência de direção mais autêntica.
Equipado com um motor 3.0 biturbo de 394 cv e 45,9 kgfm de torque, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atinge 295 km/h de velocidade máxima. Para deixar tudo ainda mais esportivo, a marca reduziu o peso do coche, adotando vidros mais leves e menos isolamento acústico. Os preços começam em R$ 929.000.
Os esportivos que ainda apostam no câmbio manual têm alguma coisa em geral: não são somente máquinas potentes, mas sim veículos que oferecem uma conexão real entre motorista e coche. Quem dirige um desses modelos sente cada troca de marcha, cada variação no giro do motor – e é exatamente isso que os torna tão especiais.