Conecte-se conosco

Notícias

Brasil encerra seca de 2025 com segundo menor índice de queimadas

Published

on


O período de seca de 2025, considerado o mais crítico para incêndios florestais, terminou com 434,3 milénio hectares queimados em unidades de conservação. Ainda que cumeeira, o número representa o segundo menor registro da série histórica.

++ NASA revela imagens inéditas do cometa interestelar 3I/ATLAS

O oferecido se torna ainda mais relevância visto que, neste ano, 79 unidades foram monitoradas, mais que o duplo das 39 acompanhadas em 2018. Segundo João Morita, coordenador do Núcleo Especializado em Manejo Integrado do Incêndio (CEMIF), os resultados refletem avanços importantes. “Quase dobramos a quantidade de unidades monitoradas, o que melhora nosso poder de estudo e gera dados mais realistas”, afirmou.

Para Morita, os números consolidam uma mudança no paradigma de gestão do lume, com maior foco em planejamento e uso controlado. Instrumentos jurídicos porquê os Planos de Manejo Integrado do Incêndio (PMIFs), além de treinamentos e capacitações, contribuíram para o resultado.

++ Cientistas avistam pela primeira vez baleia-bicuda-de-ginkgo viva no oceano

Do totalidade queimado, 95% ocorreram no Tapado, que registrou 414,2 milénio hectares atingidos. A Amazônia aparece em seguida, com 9,7 milénio hectares, e a Mata Atlântica, com 9,3 milénio. A Caatinga e Pampa somam pouco mais de milénio hectares. Mesmo com provável revisão, os números não devem ultrapassar os 568 milénio hectares de 2013.



Source link

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Icon